terça-feira, 13 de agosto de 2019

Costurinhas - Minha primeira jaqueta jeans

Corte e costura

Demorou, mas ela finalmente ficou pronta. Eu terminei de costurar a minha jaqueta jeans =)

Eu comecei no ano passado a costurar a minha primeira jaqueta jeans e eu já começo este post dizendo que esta foi a costura mais difícil que eu já fiz.

Eu precisei de muita paciência e persistência para terminar este projeto. Mesmo com tantas idas e vindas, vê-la terminada fez todo o trabalho valer a pena!

Corte e costura

A minha maior dificuldade com a jaqueta foi saber quando usar a linha de pesponto.  Antes de costurar a minha primeira calça jeans, eu nunca havia usado a linha de pesponto. Então, ao começar a jaqueta, eu a usava para fazer tudo.  Sinceramente, isso não foi uma boa ideia. A linha de pesponto é uma linha para fazer uma costura decorativa e não funciona muito bem para fazer a costura reta ou chulear.  O resultado do uso desenfreado da linha foram horas desmanchando costuras, refazendo tudo e descosturando de novo porque eu repetia o mesmo erro. 

Com quase dois meses costurando e descosturando a jaqueta, eu decidi guardar o projeto por um tempo e retomá-lo depois.  O verão chegou, e as temperaturas muito altas me deixaram ainda mais desmotivada para voltar a costurá-la. Então, ao fazer junho o meu mês de colocar todas as minhas costuras em dia, eu voltei a me dedicar ao projeto.

Depois da longa pausa, eu demorei dois dias para terminar a jaqueta.  Faltava colocar a gola, as mangas, os punhos, a barra na parte de baixo, fazer as casas e colocar os botões.

Corte e costura

É importante lembrar que mesmo parecendo muita coisa, tudo já estava cortado e chuleado. Eu só precisava montar a jaqueta.  Desta vez, eu usei linha comum para fazer todas as costuras. Depois, eu observei os lugares onde ficariam as costuras decorativas e apenas neste momento eu usei a linha de pesponto. Em seguida, eu fiz todas as casas e preguei os botões com a  máquina de costura. Pronto! Minha jaqueta estava pronta.

O que eu mais aprendi com essa jaqueta foi dar espaço para deixar uma ideia amadurecer.  Na época que eu comecei a costurá-la, eu estava tão animada por costurar peças com jeans que eu não pensei direito em como costurar a peça da melhor forma possível.

Corte e costura

Eu precisei de meses longe da costura para entender melhor como aquele material se comporta e como usar os novos recursos que eu estava aprendendo a usar.  Não importa se você começou a costurar ontem ou se já costura há anos, a gente sempre tem algo a aprender =)

Então? Alguém já teve alguma costura desafiadora?

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...