quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Dicas de como fazer pences em calças, bermudas e saias.

Como costurar pences

Como eu escrevi no comecinho do mês, eu pretendo focar as minhas costuras nos acabamentos das peças e não apenas na confecção de moldes.  

No último mês, eu tive que fazer pences em uma calça e em uma saia e decidi fotografar o processo para mostrar para vocês. Fazer pences para ajustar a cintura de peças é algo relativamente simples, mas se não tomarmos cuidado, a peça pode ficar torta e prejudicar o caimento da mesma.  Eu decidi mostrar essas dicas para que todo mundo possa fazer suas pences da melhor forma possível, sem complicações =)

A melhor parte é que se você não tiver máquina de costura, você pode usar as mesmas dicas usando o ponto atrás. Se você não sabe fazer ponto atrás, nesse post aqui, eu expliquei como fazer.

Como fazer pences


1- Sempre experimente a peça e marque com alfinetes a “cintura ideal”.
O primeiro passo para saber qual o melhor jeito de fazer uma pence, é experimentando a peça e ajustando a cintura. Pode parecer óbvio, mas eu já tive que desmanchar pences justamente porque eu não experimentei a peça minutinhos antes de costurar.  Então, vista a peça e com o auxílio de alfinetes, prenda as pences sem se preocupar se estarão no lugar certo. O objetivo aqui é saber o quanto precisamos diminuir.


Como fazer pences


2- As pences devem ter sempre a mesma medida.
Meça o tamanho das pences que você prendeu com alfinetes e deixe-as com o mesmo tamanho.  Por exemplo, ao ajustar uma calça com alfinetes, se uma pence tiver 3 cm e a outra 2 cm, você deve reprender as pences com 2,5 cm cada. Por que 2,5 cm? O total que você precisa diminuir é de 5 cm (uma pence tinha 3 cm e a outra 2 cm); este valor dividido por 2 é igual a pences de 2,5 cm.  Mas por que isso é tão importante? Pences de tamanhos diferentes deixam a peça torta, ou seja, o caimento da roupa fica comprometido.


Como fazer pences


3- Sempre que possível, faça com que as pences terminem dentro de bolsos ou aproveite pences existentes na própria peça.
Essa dica é auto explicativa. Ao escolher o local para fazer a pence, prefira que ela termine dentro de bolsos para um melhor acabamento, ou até mesmo use as pences já existentes na peça (se esse for o caso) e faça a nova pence nesse mesmo local.


Como fazer pences


4- Para a costura da pence ficar perfeita, a costura deve começar um pontinho antes de começar o tecido.
Essa dica eu aprendi com o tempo. Ao fazer a sua pence, para ela ficar perfeita, comece a costura do final da pence, um pontinho antes do tecido começar. Desta forma, a pence fica no lugar certo e você nem percebe que naquele lugar tem uma pence =)


Como fazer pences


5- A fita métrica ajuda muito em peças que não têm bolsos ou pences pré existentes.
O que fazer quando eu preciso de pences em uma peça sem bolsos que não tenha pences pré-existentes?  Basta medir a mesma distância entre as duas pences e costurá-las usando a dica número 4. A saia abaixo, por exemplo, não tem bolsos ou pences, então eu usei a mesma medida de distância: 12 cm para cada lado a partir do zíper central.  Se a peça não tiver zíper central, você pode medir a partir da lateral ou do meio da peça. O importante é que as pences fiquem simétricas para que a peça não fique torta.

Como fazer pences


como fazer pences


Com essas 5 dicas você pode fazer pences perfeitas em casa!

Alguém tem mais alguma dica para fazer pences?

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...