sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eu não sei costurar: molde base de calça

Na semana passada eu recebi algumas dúvidas sobre costura através dos comentários (eu fico super feliz em tentar ajudar) e uma delas era justamente sobre a colocação de zíper em uma calça.  Então, para eu poder fazer um tutorial de zíper em calça, eu pensei que seria mais legal falar um pouquinho sobre o molde base de calça antes.

O molde base de calça é o molde que encerrou o curso de corte e costura que eu estava fazendo no ano passado. Como todos os moldes que falamos aqui, ele é a base para se fazer uma calça e é aquele tipo de molde que está aberto a vários tipos de modificações!

Então hoje nós vamos falar das medidas e do desenho do molde e no próximo post eu não sei costurar,  iremos falar da montagem, costura e colocação do zíper na calça.

Para o molde base de calça, nós vamos usar as seguintes medidas:

Cintura;
Quadril;
Comprimento da calça;
Comprimento do joelho;
Medida do gancho frente;
Medida gancho costas;
Altura para gancho.

Obs:

Não podemos esquecer que as medidas de cintura e quadril são divididas por 4 (são as mesmas medidas que tiramos quando vamos fazer o molde base de saia, por exemplo).  

Ao medirmos o comprimento da calça, não podemos esquecer que o ponto de partida da fita métrica é na altura do umbigo.  Isso porque nós vamos fazer o modelo base de calça e se colocarmos a fita métrica em outra posição (um pouco mais abaixo da altura do umbigo por exemplo), o molde irá ficar com “defeito”.  Mas se você pensou: Nossa!  Eu só poderei fazer calças com o cós-alto?! Na verdade, não ― pois tem um jeitinho próprio de diminuir o cós da calça depois do molde pronto.  Prometo que mais tarde eu falo melhor sobre isso ;)

Para tirar a medida do comprimento do joelho, vamos colocar a fita métrica na altura do umbigo e medir todo o comprimento até o joelho.

A medida do gancho da frente varia de acordo com a nossa medida de quadril;  por isso, para  encontrarmos a nossa medida de gancho frente nós precisaremos consultar uma tabelinha.

Quadril
Gancho (frente)
56 à 64
2,5 cm
66 à 74
3 cm
75 à 84
3,5 cm
85 à 94
4 cm
95 à 104
4,5 cm
105 à 114
5 cm
115 à 124
5,5 cm
125 à 134
6 cm
135 à 144
6,5 cm
A medida gancho costas será feita da seguinte forma:
MEDIDA GANCHO FRENTE X 2 + 1 cm

A medida altura do gancho será feita a partir da medida de quadril da seguinte forma:
¼ DO QUADRIL + METADE DA MEDIDA DO GANCHO FRENTE.

Depois de todas as medidas tiradas e prontas, vamos à montagem do molde.  

Como nos outros moldes, iremos dobrar o papel (margem com margem).  Em seguida, vamos deixar uma margem de 5 cm na lateral do papel e uma margem de 2 cm para a parte de cima.

Agora vamos fazer o retângulo com as medidas de ¼ do quadril com a medida de comprimento da calça.

Antes de continuarmos a traçar o molde, vamos abrir a folha de papel e fazer o mesmo retângulo exatamente ao lado do primeiro.  Isso deve ser feito porque o molde base de calça é um molde espelhado, ou seja, frente e costas irão ficar frente a frente.

Depois de duplicarmos os retângulos, vamos marcar a altura do quadril. É importante relembrar que essa medida, em verdade, é uma medida padrão que pode variar de 18 a 20 cms, sendo que nós costumamos usar 18 cms aqui no blog.

Marcamos então os 18 cm na altura dos dois retângulos e já delimitamos essa altura de 18cm para o zíper. Na parte vertical do molde, marcamos a medida de altura do gancho e altura do joelho.

Agora vamos marcar na linha de ¼ do quadril a nossa medida de ¼ da cintura + 2 cms da pence.  Já falamos um pouquinho sobre isso aqui.

Não podemos esquecer de marcar a pence na linha de ¼ do quadril (a pence terá a mesma medida da sua pence usada no molde base de saia. Não lembra como fazer? É só clicar aqui).

Obs: só traçamos a pence na frente do molde, ou seja, no primeiro retângulo.

Depois da pence traçada, com o auxílio da régua de quadril, traçamos o desenho do quadril que começa no final da cintura (marcada na linha ¼ do quadril) e termina no final da linha da altura do quadril.  

Se você não tem esse tipo de régua, lá no ínicio do blog tem uma abinha chamada downloads aonde você pode baixar o molde das réguas que eu uso.

Na linha da medida da altura do gancho, iremos marcar no primeiro retângulo a medida do gancho.  Para marcamos essa medida, vamos traçá-la  “fora” do retângulo, ou seja, na área da margem de 5 cm que marcamos no início do molde.  Não podemos esquecer de riscar a medida do gancho costas no outro extremo do molde.

No final do retângulo iremos “entrar” 4 cms no primeiro retângulo e 1 cm no segundo retângulo, formando assim a barra da calça.

Na linha que marca ¼ do quadril, iremos no segundo retângulo, “entrar” 2 cms no retângulo e a partir dessa nova medição, subir 2 cm no molde.
Com todas as medidas no lugar agora iremos ligar os pontos, moldando os ganchos e delimitando a nova linha da cintura do nosso molde.

Pronto!! Traçamos o nosso molde base de calça!  Eu sei que pode parecer meio complicado, mas em verdade, quando começamos a traçar o nosso molde, sempre tenho a impressão de que as medidas vão tomando forma e tudo fica bem mais claro.

Ainda tenho mais coisas para falar sobre esse molde, mas como esse post já está bem grande, vou terminá-lo por aqui, mas sem esquecer que ainda temos muitas calças pela frente, rs!

Qualquer dúvida podem perguntar que farei o possível para respondê-las ;)

Espero que tenham gostado e até a próxima,
Thaís Melo.
Seguir-me no Pinspire

17 comentários:

  1. Adorei as explicações!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. OTIMA EXPLICAÇÃO, CONTINUE NOS AJUDANDO

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando as suas explicações...era isso que procurava mais ainda não tinha encontrado, agora é só botar a máquina para funcionar e depois postar as fotos...
    Muito obrigada pelas explicações e continue nos ajudando...

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, me ajudou muito e já, já começarei o desenho/molde da minha calça com suas explicações, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas suas explicações. Já, já começarei meu molde para minha calça e graças à suas explicações estou com mais segurança, obrigagda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ceci! Tudo bem?!

      Eu fico feliz em saber que o blog está de ajudando!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Thaís

      Excluir
  6. Super bem explicadinho! só posso te dizer: muito obrigada, de coração.

    ResponderExcluir
  7. Atravez dessa modelagem eu posso fazer uma calça jeans?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Pode sim!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oi, Parabéns pela explicação está ótimo, era bem o que eu procurava, pois na sua explicação contem informações sobre o gancho algo que é difícil de encontrar, porém não sei se não li ou entendi mas, como eu acho a distancia entre a altura do quadril para a altura do gancho.. Se puder me ajudar eu agradeço...

    Continue assim, seu Bolg é maravilhoso, Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joice! Tudo bem?!

      Seja bem-vinda!

      Eu não consegui entender a sua dúvida. Você está com dúvida em como conseguir as medidas de altura do quadril e altura do gancho, ou a sua dúvida está em riscar essas medidas no molde?

      Por favor, não deixe de reformular a sua pergunta para eu poder te ajudar!

      Obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  9. Oi thaís, tudo bem? Estou aguardando para imprimir as sua explicações. Pois não tenho nenhum material impresso. por favor me ajude. Bjo, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Aos poucos, todos os posts da série Eu não sei costurar estarão disponíveis para download. Para saber mais, acesse o seguinte link:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2013/10/a-serie-eu-nao-sei-costurar-agora-em-pdf.html

      Obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  10. Bom dia tenho um trabalho para fazer sobre reves mas não acho nada sobre reves, poderia me ajudar, preciso saber o que é reves e suas técnicas de confecções desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Infelizmente eu não sei o que é reves. Você poderia me falar mais sobre isso?

      Obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís