sexta-feira, 19 de julho de 2013

S.O.S costura: como costurar malha na minha máquina de costura?


Você gostaria de costurar malha na sua máquina de costura mas não sabe como?

É possível costurar malha em qualquer máquina de costura e ter um ótimo acabamento?

Depois dessas perguntas, já podem imaginar qual será o assunto do S.O.S costura de hoje. Sim, nós iremos falar sobre malha e como podemos costurá-la sem precisar de uma máquina de costura Overlock.

Eu não tenho uma máquina Overlock e já experimentei costurar malha de duas formas: com uma máquina de costura sem pontos flexíveis (máquina de costura reta) e com uma máquina de costura com pontos flexíveis.  

No post de hoje eu irei falar um pouco sobre a minha experiência com os dois tipos de máquina de costura e dizer que é possível costurar malha sem ter uma máquina de costura Overlock.  

Como faço para costurar malha em uma máquina de costura reta simples (sem pontos flexíveis)?
Basta trocar a agulha comum por uma agulha apropriada para malha.  Ela tem uma marca amarela e sua ponta é um pouco mais arredondada.

Onde encontrar esse tipo de agulha?
Normalmente em armarinhos ou lojas especializadas.

Quais os prós e contras de se costurar malha com uma máquina de costura reta simples?
Prós: se você não tem uma máquina própria para malha e mesmo assim quer costurar esse tipo de tecido, essa seria uma boa opção.

Contras: às vezes você precisa passar a costura mais de uma vez no mesmo lugar porque a máquina pula o ponto e o acabamento interno da peça com zig-zag não fica muito bom.

Resultado: Se você precisa fazer algum reparo em peças de malha ou se aventurar em costurar esse tipo de tecido, essa seria uma boa opção.  Mas lembre-se que o acabamento, infelizmente, não fica muito bom.

Como eu faço para costurar malha em uma máquina de costura com pontos flexíveis?
Em primeiro lugar, verifique no manual da sua máquina sobre os pontos flexíveis; em segundo lugar, troque a agulha comum da sua máquina por uma agulha especial para malha; em terceiro lugar, ajuste a sua máquina para esse tipo de costura.

Como eu faço para ajustar a minha máquina?
Primeiro, olhe o seu manual e descubra quais pontos flexíveis ela possui.  Em seguida; ajustes os botões seletores nos lugares correspondentes a cada ponto.

Botão seletor  e a marca I selecionada


Eu perdi o manual da minha máquina, e agora?
A forma mais rápida de mudar um ponto simples para um ponto flexível seria ajustar o botão seletor que determina o comprimento dos pontos para a marca I, em vermelho, e em seguida costurar.

Obs: A minha máquina de costura é uma Singer Facilita. Portanto, não posso garantir que toda máquina de costura que possua pontos flexíveis funcione da mesma forma.

Como eu sei que a minha máquina está costurando com pontos flexíveis?
A máquina irá costurar de forma diferente, mais rápida. Se você estranhar um pouco esse novo tipo de ponto, não tem problema, logo, logo você se acostuma.

Prós e contras:
Prós: Uma máquina com ponto flexível ajuda bastante na hora de costurar malha.  Não se torna necessário passar a costura na peça mais de uma vez e o zig-zag ficar melhor nesse tipo de máquina.

Contra: Infelizmente, o acabamento não fica tão bacana como se fosse feito com uma máquina Overlock.

Resultado: Se o seu objetivo é fazer costuras caseiras em malha, uma máquina com pontos flexíveis é uma ótima opção!  Mas para um trabalho mais profissional, uma máquina overlock se torna necessária.

Espero que tenham gostado do post de hoje, e quero agradecer ao comentário sobre a costura de malhas na máquina de costura, que foi o que inspirou este post!

Até a próxima,

Thaís Melo

20 comentários:

  1. Muito boa essa informação, vou tentar costurar malha e depois conto aqui se deu certo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! Tudo bem?!

      Eu vou ficar esperando!

      Bjs!

      Excluir
    2. Muito obrigada por compartilhar conosco.

      Parabéns!

      Excluir
  2. porque minha máquina esta pulando pontos, e quebrando a linha? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Isso pode ser sinal de que a linha não está sendo colocada de uma forma adequada.

      Eu já falei sobre isso nesse post aqui:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2012/04/sos-maquina-de-costura-parte-2.html

      Espero ter te ajudado e obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  3. por favor me responda como fazer uma camiseta cola redonda para uma cola v.e como faço para fazer o acabamento da cola aqules vieszinho da cola.não sei costurar estou aprendendo reforma roupa pela nete.obrigada por vcs existirem na nete essa é minha escola mais mesmo assim e dificil aprender de longe.minha maquina é domestica brother 2125l
    maravilhoso seu blog.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Tudo bem?!

      Seja bem-vinda!

      Eu já falei em como transformar um decote básico em um decote em v nesse post aqui:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/08/eu-nao-sei-costurar-duvidas-e-decotes.html

      Eu ainda não falei sobre viés no blog, mas eu conheço um link muito bacana que pode te ajudar!

      http://www.superziper.com/2011/09/perdendo-o-medo-da-maquina-socorro-vies.html

      Espero que eu tenha conseguido te ajudar e muito obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  4. Olá, tenho uma máquina Singer Precisa, não sei se ela tem pontos flexiveis... o que seriam esses pontos flexíveis? Como posso ver se a minha possui? Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raama! Tudo bem?!

      Os pontos flexíveis são os pontos da sua máquina de costura que servem para costurar tecidos elásticos, como malha ou lycra. Eles também servem para quando você costura elástico em suas peças. Para saber se a sua máquina tem pontos flexíveis, basta olhar o manual dela. Ele deve mostrar direitinho os pontos e as funções da sua máquina. Se você não tem o manual dela, eu o encontrei nesse link aqui:

      https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDEQFjAB&url=http%3A%2F%2Fsinger.iphotel.info%2Fmanuais%2Fprecisa.pdf&ei=DvbLUsTeMZHFsASG8YDIDA&usg=AFQjCNF-tzFz1gbnlJIZ6B8ghcTlZ5Shew&sig2=C93a0ToBXL9V611OfYlJvw&bvm=bv.58187178,d.cWc

      Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, é só me falar!

      Obrigada pela visita,
      Thaís

      Excluir
  5. Taís vim te pedir socorro, comprei uma overlock singer e não consigo costurar nela uma ínfima peça completa porque ela simplesmente começa a quebrar linha, afrouxar o ponto e com isso me deixa louuuca. Ha!!!! o pior é que já levei pra autorizada ela começa bem e depois tuuudo de novo. Por FAVOR Thaís me ensina regular esse bendito ponto.
    Obg .
    Bjs de Luz no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Tudo bem?!

      Eu não tenho uma overlock, mas para não deixar você sem uma resposta, eu fiz uma pequena pesquisa(,) e encontrei este link aqui que talvez possa te ajudar:

      http://bysandraa.blogspot.com.br/2009/10/regulando-o-ponto-da-overlock.html

      Outra dica que eu posso te dar é deixar a linha da overlock sempre elevada. Para fazer isso, basta colocar um ganchinho na parede perto da máquina. Quando eu fiz curso de corte e costura, minha professora sempre me alertava da importância de deixar a linha elevada, para evitar que a máquina embolasse o ponto.

      Espero que eu tenha conseguido te ajudar, e depois me avisa se você conseguiu acertar o ponto da máquina!

      Obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
    2. Thaís, desculpa pela demora de te responder, já que eu pedi sua ajuda.
      Acontece que levei outra vez a bendita pra autorizada e lá me disseram que o TENSOR estava quebrado e precisava de troca, só que seria feito o pedido pra Singer da peça. Bom , pra encurtar esse drama passaram mais de mês pra entregar. E eu depois disso perdi o entusiasmo. Mas agora me animei de novo e comprei uns tecidinhos pra me aventurar. Ah, vc pode me dar umas dicas de como costurar e fazer bainha em seda ou cetim?
      Obg, pelo seu carinho. "Bjs de Luz em seu coração".

      Excluir
    3. Olá Maria! Tudo bem?!

      Mil desculpas pela minha demora em responder os seus comentários! Eu espero que depois da pequena confusão com os tensores da sua máquina, você esteja costurando bastante!

      Para costurar tecidos mais delicados, eu sempre uso uma agulha para máquina mais fina (9/11). Na minha máquina, eu costumo usar agulha número 16. Ela é um pouco mais grossa, mas eu prefiro, pois na hora de costurar tecidos dobrados ela não quebra ou entorta com facilidade. Outra dica que eu posso te dar é sempre passar a bainha a ferro antes de costurar, independente do tecido! A costura sempre fica melhor e a bainha fica perfeita! E por fim, observe a tensão da sua máquina. Costure um pequeno pedaço do tecido e veja se a costura está muito apertada ou muito frouxa. Ajuste a sua máquina com base no resultado.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  6. Olá! Gostaria de perguntar qual poderia ser a causa da máquina overlock está pulando ponto?
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Eu não tenho uma máquina overlock, por isso eu não sei ao certo como elas funcionam. Porém, quando uma máquina pula o ponto, o problema geralmente está na colocação da linha. Observar se a linha está passando por todos os lugares é uma boa forma de começar a resolver o problema.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  7. Olá tudo bem!!
    Gostaria de saber que tipo de linha eu posso usar para costurar malha na minha máquina que não é overlock????
    Obrigada!
    bj Elisângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisângela! Tudo bem?!

      Eu nunca me preocupei em comprar uma linha específica na hora de fazer o overlock em uma máquina de costura sem overlock. Normalmente, eu compro carretéis grandes de linhas 100% poliéster, que se encontra em armarinhos.

      Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  8. Thaís, outro dia mandei uma mensagem pra vc falando sobre minha overlock da qual eu antes tinha te pedido ajuda sobre os pontos, agora eu vi que não foi enviada ,não sei o que fiz de errado.
    Então vou tentar enviar de novo, levei a bendita mais uma vez pra autorizada e lá falaram que o TENSOR estava quebrado e demorou tanto pra fazer essa troca que eu desestimulei.
    Depois desse tempo vou tentar outra vez costurar com ela, só que agora com duas agulhas. Te falo se der certo tá?
    Obg pela atenção. Bjs de LUZ no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Como você está?

      Você conseguiu consertar a sua overlock? Eu vou ficar esperando por notícias suas e das suas costuras com duas agulhas!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...