quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

WD-40 e máquina de costura, uma combinação arriscada.


Minha máquina de costura parou de funcionar.

Tudo aconteceu no dia que eu decidi colocar WD-40 em vez de óleo de máquina na minha máquina e tudo desandou.  Eu fiquei bastante chateada com o que aconteceu, mas olhando para trás, eu percebo como eu poderia ter evitado este erro.

Em primeiro lugar, o manual da máquina é bem claro: use APENAS óleo de máquina e não qualquer outro produto para lubrificá-la. Eu não segui a minha regra número 1 no manuseio com a máquina de costura, que é ler o manual.

Outro ponto importante que eu deixei passar: ler a embalagem do WD-40. Ele é um produto antigripante, ou seja, feito para dissolver coisas e não para lubrificar.  Se eu tivesse lido a embalagem do produto, eu teria abortado a idéia e minha máquina ainda estaria funcionando.

O que aconteceu é que a minha máquina continua ligando, mas devido ao WD-40, ela está completamente desregulada.  Não consigo fazer com que ela costure absolutamente nada. Depois de algumas semanas limpando a parte interna da máquina, ela começou a esboçar alguma melhora, mas nada muito significativo.

Algumas pesquisas pela internet depois, eu descobri que alguns restauradores de máquinas de costura antigas usam WD-40 para limpar máquinas paradas por muito tempo (limpar, e não lubrificar). Depois retiram todo o produto com ar comprimido em spray e lubrificam a máquina com óleo de máquina.  Eu ainda não fiz esse teste, mas pretendo realizá-lo em breve.

No momento, eu estou costurando com a máquina antiga da minha avó (a máquina que eu aprendi a costurar) e tenho que admitir que é nostálgico voltar a costurar nela. Mas o grande objetivo deste post é alertar para os cuidados com a máquina de costura. Devemos prestar muita atenção na hora de cuidar das nossas máquinas, não apenas para a nossa própria segurança, mas também para o bom funcionamento delas.

A lição que eu aprendi foi: sempre leia o manual! Eu prometo contar para vocês quando eu conseguir consertar a minha máquina =)

Até a próxima,

Thaís



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...