sexta-feira, 5 de abril de 2013

SOS: Pontos disformes e embolados durante a costura.


Imagine a cena: você está terminando de costurar uma bela almofada e, ao terminá-la, percebe que os pontos da costura do lado avesso estão totalmente disformes e embolados!  Você troca a bobina da linha, passa óleo na sua máquina, costura mais devagar, mas nada consegue fazer com que os pontos fiquem perfeitos?!  Se isso já aconteceu com você, não se preocupe. A sua máquina não está com defeito, você só precisa trocar a lançadeira (caixa de bobina)*.

Lançadeira (caixa de bobina)*


A lançadeira (caixa de bobina)* é a pecinha da máquina de costura que segura a bobina com a linha. Se essa pecinha estiver solta ou gasta pelo uso, os pontos ficam disformes e embolados. Por isso, é importante observarmos a qualidade dos pontos que a máquina de costura está fazendo.  Se os pontos passarem a ficar desiguais, a linha embolar com frequência na lançadeira, a lançadeira (caixa de bobina)* soltar ou sair do lugar, está na hora de trocá-la.


Para ajudar a quem está com esse tipo de problema para costurar, eu montei um tutorial bem simples para mostrar quando e como trocar a lançadeira (caixa de bobina)* da sua máquina de costura!


Quando eu devo trocar a lançadeira (caixa de bobina)* da minha máquina?


Quando os pontos da costura estiverem embolados ou disformes, ou quando a linha da bobina embola na lançadeira (caixa de bobina)*, dificultando a costura.


Onde eu compro uma nova lançadeira (caixa de bobina)*?


Em armarinhos ou lojas que vendam peças para máquinas de costura.

Observe a numeração da lançadeira (caixa de bobina)*.


Todas as lançadeiras (caixa de bobina)* são iguais?


Na verdade, não.  Para não ter problemas na hora de comprá-la, basta retirar a lançadeira (caixa de bobina)* da sua máquina, levá-la até a loja e pedir uma igual ao vendedor. É importante observarmos a numeração da lançadeira,  que fica na peça.  A minha máquina, por exemplo, utiliza a lançadeira (caixa de bobina)* número 16.

Passo 1 - Observe a lançadeira (caixa de bobina)*.  Ela está na posição correta para ser colocada na máquina.

Passo 2 - Lançadeira (caixa de bobina)* no lugar

Passo 3 - Pronto!  Máquina de costura pronta para o uso!


Como trocar a lançadeira (caixa de bobina)* da minha máquina?


Primeiro desligue a máquina de costura da tomada, abra a parte de metal onde fica a bobina de linha e retire a lançadeira.  Se ela precisa ser trocada, ela sairá facilmente.  Em seguida,  encaixe a nova lançadeira.


Eu comprei uma nova lançadeira (caixa de bobina)* mas não consigo encaixá-la.  E agora?


Observe a numeração da sua lançadeira (caixa de bobina)* antiga e a numeração da nova.  Se os números forem diferentes, ela não irá encaixar.  Se os números forem o mesmo e  ainda assim houver dificuldade para encaixá-la, tenha calma e tente novamente.  Observe se ela está na posição correta.


De quanto em quanto tempo eu devo trocar a minha lançadeira (caixa de bobina)*?


Depende do quanto você costura.  Quanto maior o uso da máquina, com mais frequência ela precisará ser trocada.  Eu sempre troco a minha quando percebo que os pontos estão ficando disformes.  Como eu costuro de 3 a 4 vezes por semana, eu tenho que trocar a lançadeira (caixa de bobina)* mais ou menos de 3 em 3 meses.


Não se esqueça: cuide bem da sua máquina de costura!  Assim ela ficará com você por muito tempo.  Não se esqueça de limpá-la e lubrificá-la com frequência!  Já falamos disso aqui e aqui.


Espero que tenham gostado e até a próxima!

Thaís Melo


Update 201612.11

Há algumas semanas, eu recebi o comentário de um técnico da Singer sobre alguns pontos com relação às informações contidas neste post. Depois de tirar algumas das minhas dúvidas e me esclarecer em alguns tópicos, eu perguntei a ele se eu poderia usar o seu comentário no post para acrescentar novas informações e poder ajudar quem está com problemas com a sua máquina de costura a solucioná-los.

Ao primeiro momento, eu pensei em modificar por completo este post, mas depois eu mudei de idéia. Este post foi o resultado de uma experiência minha em consertar a minha própria máquina de costura e, para mim, isso é algo válido. Por isso, em vez de modificar o post, eu decidi fazer este update. Desta forma, eu mantenho a minha experiência em conhecer melhor a minha máquina de costura e acrescento novas informações técnicas que podem ajudar mais pessoas.

O principal ponto a ser explicado é que a pecinha que eu acreditava se chamar lançadeira, chama-se, na verdade, caixa de bobina. A lançadeira é uma peça de metal responsável por formar as laçadas entre a linha superior (a linha da agulha) com a linha inferior (a linha da bobina), e esta combinação de fatores forma o ponto reto (informação obtida na obra O Grande Livro da Costura, pg 22).

Outro ponto importante é referente aos modelos da caixa de bobina. Segundo a explicação do técnico da Singer, existem dois tipos de modelo: o modelo Apollo (é o modelo referente às fotos deste post) e o modelo chamado Surefit (o modelo existente na máquina Singer Fashion).  Segundo ele, a numeração encontrada no modelo Apollo não define o modelo da peça, mas sim o seu número de série.  

Na primeira vez que eu troquei a caixa de bobina da minha máquina, eu tive dificuldades em conseguir encaixar uma caixa de bobina com uma numeração diferente da numeração original da caixa de bobina da minha máquina de costura. Ao fazer esta pergunta ao técnico, ele me garantiu que este fator não faz diferença e que em alguns casos é necessário usar uma pequena chave inglesa para ajustar a peça (ele gentilmente me enviou um vídeo onde ele explica todo o processo).

* Mais uma observação: quando eu compro caixa de bobina (no post eu chamo de lançadeira) aqui no Rio, vendedores em armarinhos não sabem o que é. Por esse motivo, eu vou deixar esta peça no post como lançadeira, mas é importante saber que o nome dela é caixa de bobina, por isso deixarei uma pequena observação com um * durante todo o post.

Muito obrigada, Carlos, pela sua explicação. Para quem se interessar, este é o link do seu canal do youtube. Para quem quiser saber mais sobre as diferenças entre os modelos da caixa de bobina ou tirar alguma dúvida técnica referente a sua máquina de costura, basta procurar o comentário do Carlos (Lu Modesto), nos comentários, e entrar em contato com ele.

Até a próxima,


Thaís

62 comentários:

  1. Obrigada, salvou minhas costuras...

    ResponderExcluir
  2. Bomdia!

    Não sabe nenhuma loja do porto que venda isso, pois a minha máquina furava o tecido, mas nem sempre fazia o ponto e por baixo o fio ficava todo embaraçado, por isso deve ser esse o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Acho que o seu problema está na lançadeira. Tente trocá-la para ver se resolve. Infelizmente eu não conheço nenhuma loja no Porto. Você mora em Portugal? Armarinhos e lojas que vendem máquinas de costura normalmente vendem essa peça!

      Obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  3. Minha máquina é nova e também está com este problema, com certeza não é a lançadeira, existe a possibilidade de ser outro problema. Pq o tecido do lado de baixo fica com a linha toda enrolada.
    Como soluciono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane! Tudo bem?!

      Se a sua máquina é nova, eu arriscaria dizer que pode ser a linha da máquina. Quando a linha não passa por todas as partes que ela deveria passar, ela pode embolar a costura. A bobina com linha que fica na parte de baixo, também deve estar bem encaixada.

      Espero que eu tenha conseguido te ajudar e que a sua máquina nova funcione direitinho!

      Obrigada pela visita!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  4. Obrigado ja estava triste com minha maquina :)

    ResponderExcluir
  5. obrigada, acabei de resolver o problema, já estava me desesperando com a linha embolando toda. Deus te abençoe,

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Estou a procura de uma resposta que nao acho em lugar nenhum!!!! Acho que você pode me ajudar!!!!
    Minha máquina não está fazendo o ponto!
    A agulha Consegue puxar a linha e tudo só não faz a amarração correta.
    Já conferi a limpeza, o tensor, a lançadeira...e ta tudo OK.
    HELP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Tudo bem?!

      Quando a minha máquina está com problema em fazer o ponto, além de eu conferir os itens que você mencionou, eu observo se a linha está colocada da forma correta. Às vezes, na hora de colocar a linha na máquina, eu esqueço de passá-la em algum ponto e o resultado são pontos disformes e até mesmo a máquina pode ter dificuldade de conseguir fazer o ponto. Observe também se a linha do carretel não está agarrando ou embolando em algum ponto. Isso também prejudica o ponto da sua máquina.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  7. Nossa, fui ver o nº da minha lançadeira e está quebrado, por isso embolava tanto, vou já comprar outra. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  8. Minha maquina e nova 6 meses quaze nao uso e agora aprezentou um poblema ,quando vou costura ela fura o tecido mas nao costura ,olhei ela sem o tecido ela laca a linha mas com o tecido ela nao laca a linha fura o tecido como se tivesse costurando mas n costura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Você pode conferir se a linha está sendo colocada em todas as partes da sua máquina na hora de costurar. Isso pode parecer óbvio, mas se a linha não está sendo colocada de maneira certa, a máquina pode não costurar. Você pode dar uma olhadinha na sua bobina. Se ela estiver do lado errado, a máquina pode não costurar também. E observe se a agulha da sua máquina está colocada do lado certo. Quando ela é colocada ao contrário, a máquina não costura de jeito nenhum.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Obrigada pela visita e se a sua máquina continuar com o problema, me avise para pensarmos em outras soluções!

      Thaís

      Excluir
  9. Bom dia estou desesperada minha máquina é uma brother ela está pulando 1 ponto.coloquei no concerto e o técnico disse que era 1 lancadeira que havia quebrado e me cobrou $ 479, 00. Será q é este preço mesmo? Se for acho melhor comprar outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sonia!

      Nossa! Que chato.

      Eu nunca trabalhei com uma máquina de costura Brother (as duas máquinas de costura que eu tive foram Singer), por isso, eu não tenho como te dizer se esse é realmente o preço de uma lançadeira para este tipo de máquina. Outro ponto importante, é que a mão de obra do técnico deve estar incluso no valor de R$ 479,00. A sua máquina de costura é uma máquina de costura caseira ou uma máquina de costura industrial? Esta diferença entre as máquinas variam os valores das peças. O que eu faria no seu lugar, seria fazer uma pesquisa sobre o valor da lançadeira pela internet, usando o modelo da sua máquina de costura na hora de fazer a busca (se você não tiver esta informação, normalmente o modelo está escrito na máquina) e se possível, buscar a opinião de um segundo técnico. Com estas informações, você terá como avaliar melhor que decisão tomar.

      Espero ter conseguido te ajudar e espero que você consiga resolver o problema com a sua máquina. Qualquer outra dúvida, não deixe de perguntar.

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  10. Olá, quando a maquina pula ponto pode ser também problema na lançadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karen! Tudo bem?

      Quando a lançadeira está começando a dar problema, isso pode acontecer mesmo. Mas repare se você está passando a linha direitinho na sua máquina e se a manutenção dela está em dia (óleo e limpeza). Esses pequenos detalhes podem fazer com que os pontos fiquem desiguais.

      Espero ter conseguido te ajudar. Depois me diz como ficou a sua máquina.

      Obrigada pela visita,
      Thaís

      Excluir
  11. Olá karen minha máquina de costura bella Elgin portátil não puxa a linha da canelinha. Parece que a agulha fica meio distante da canelinha e não puxa a linha para cima. O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tudo bem?!

      Eu nunca tive uma máquina de costura Elgin (eu sempre costurei em máquinas de costura Singer), por isso, eu não posso afirmar para você o que está acontecendo com a sua máquina. Como você disse que a agulha parece estar meio distante e não puxa a linha, eu tentaria verificar se a agulha está colocada corretamente, verificaria também a colocação da linha na máquina e veria se ela precisa de uma boa limpeza. Muitas vezes, poeira e pedacinhos de linha ficam presos dentro da máquina e a impedem de funcionar corretamente. Por fim, eu procuraria o manual da máquina de costura, ele sempre ajuda a resolver pequenos probleminhas.

      Eu espero ter conseguido te ajudar,

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir
    2. Eu estou com o mesmo problema, vc conseguiu alguma soluçao para a sua Maquina?

      Excluir
    3. Olá, Vanusa! Tudo bem?!

      Resolveu o problema da minha máquina, sim. Quando os pontos voltam a embolar, eu já sei que está na hora de trocar a minha lançadeira. Não se esqueça de observar a numeração e a marca da sua lançadeira na hora de comprá-la e eu acredito que você não terá mais problemas com pontos disformes com a sua máquina.

      Obrigada pela visita e espero vê-la por aqui mais vezes!

      Thaís

      Excluir
  12. oi, ganhei uma maquina de costurar singer 247 (antiga). Só que ela não puxa a linha da canilhinha de jeito nenhum ai não costura só fura o tecido. Mas eu acho que o problema não é com a agulha, pois a agulha é nova. O que esta acontecendo ? preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Tudo bem?!

      O blog estava de férias, por isso a minha demora em responder a sua dúvida.

      É muito chato quando esse tipo de coisa acontece, ainda mais quando acabamos de ganhar uma máquina de costura. A primeira coisa que eu faria seria observar se a linha foi colocada de forma correta na máquina. Outro ponto importante é observar o lado em que está a agulha. Pode parecer sem importância, mas se a agulha é colocada do lado errado (a parte reta tem que ficar para frente), a máquina pode dar vários probleminhas. Observe também se a bobina de linha que fica na parte de baixo da máquina foi colocada do lado certo. Quando eu tenho esses probleminhas com a minha máquina, ler o manual dela me ajuda a entender o que está acontecendo. Como a sua máquina é antiga, você pode não ter mais o manual dela, mas eu o encontrei no site da Singer, o link é este aqui:

      http://www.singer.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Singer-247-966-3102-L47-547-876.pdf

      Espero ter consigo te ajudar e depois me conta se a sua máquina voltou a funcionar.

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
    2. Thais flor a mesma coisa acontece com a minha maquina que tbm é uma singer 247, já troquei a lançadeira, já regulei, troquei agulha , passei por todos os pontos e mesmo assim a linha não entra na abertura pra fazer o ponto...estou muito triste com isso. Baixei o manual, limpei, lubrifiquei e nada...como te falei, a agulha desce mas a linha não entra pra fazer o ponto.

      Excluir
    3. Larissa vc conseguiu resolver o problema da sua máquina pq a minha está do mesmo jeito?

      Excluir
    4. Olá, Adalgiza! Tudo bem?

      Puxa, isso é super chato mesmo. Se você já fez todos esses recursos e sua máquina não está funcionando corretamente, eu procuraria uma assistência técnica para tentar averiguar o que está acontecendo. No link abaixo, eu resumi uma série de dicas que eu faço quando a minha máquina dá algum problema, além de colocar o link para encontrar a assistência técnica mais próxima da sua casa.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Uma pena eu não ter conseguido te ajudar, mas depois me conta se você conseguiu descobrir o problema da sua máquina.

      Obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  13. Olá tenho uma máquina singer fashion e ela está fazendo os pontos pelo avesso. Todos os pontos estão saindo assim o que faço? A parte de cima fica como se fosse o avesso.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem?

    Quando a minha máquina está com problema em fazer o ponto, a primeira coisa que eu faço é observar se a linha foi colocada de forma correta. Às vezes, na hora de colocar a linha na máquina eu esqueço de passá-la em algum ponto e o resultado são pontos disformes, ou até mesmo uma dificuldade para a máquina conseguir fazer o ponto. Outra questão importante é observar o lado em que está a agulha. Pode parecer sem importância, mas se a agulha é colocada do lado errado (a parte reta tem que ficar para frente), a máquina pode dar vários probleminhas. Observe também se a linha do carretel não está agarrando ou embolando em algum ponto. Isso também prejudica o ponto da sua máquina. Por fim, eu observaria se a bobina de linha que fica na parte de baixo da máquina foi colocada do lado certo. Quando eu tenho problemas relacionados aos pontos da minha máquina, eu sempre gosto de reler o manual dela. Isso me ajuda a entender um pouco melhor o que está acontecendo.

    Eu espero ter conseguido te ajudar. Depois me conta se a sua máquina voltou a funcionar direitinho.

    Obrigada pela visita,

    Thaís

    ResponderExcluir
  15. Oi eu comprei minha máquina Singer facilita ta com um mês e ela ta com a parte que coloca bobina meu balançando e não ta costurando direito , na primeira vez que eu costurei nela estava ótima mas depois ela começou a ficar assim, minha mãe disse que é se eu lucha a linha despois de costura estraga a bobina mas eu Fasso de tudo pra cuida dessa máquina e agora não sei oque fazer por favor Me ajudem ai vai oque eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelem! Tudo bem?

      Se você percebeu que a lançadeira está balançando, talvez seja este o problema. Quando a lançadeira sai do lugar, a máquina de costura tende a embolar toda a costura ou simplesmente não consegue costurar. Tente encaixar a lançadeira da sua máquina e observe se o problema irá persistir. Eu já falei sobre como identificar e trocar a lançadeira de uma máquina de costura neste post aqui:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2013/04/sos-pontos-disformes-e-embolados.html

      Espero ter conseguido te ajudar e depois me conte se a sua máquina voltou a funcionar.

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir
  16. Ola minha maquina náo puxa a linha debaixo da bobina o que faço? Minha maquina e singer 2868 facilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita! Tudo bem?

      A primeira coisa que eu faço quando a minha máquina de costura dá algum problema é fazer uma boa limpeza nela. Muitas vezes, alguma poeirinha ou restinho de linha a impede de funcionar direitinho. Eu observaria também se a agulha da sua máquina está colocada do lado certo, se você colocou a linha corretamente por toda a máquina e também se a bobina com linha na parte de baixo da máquina está colocada do lado certo. Esses detalhes podem impedir que a sua máquina funcione direitinho.

      Eu espero ter conseguido te ajudar!

      Depois me conta se a sua máquina voltou a funcionar.

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir
    2. Olá
      Se tudo estiver no local correto e ainda não puxar a linha de baixo, o que pode ser?

      Excluir
  17. Ola,tenho uma singer bem antiga,e bordo,so que agora ela esta com ponto do avesso frouxo,e fazendo muita ''buxa'',no avesso,ja troquei a lacadeira,(que aqui chamo de meia lua,ou caixa da bobina)e tambem a bobina.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eneida! Tudo bem?

      Muito legal conhecer alguém que borde com a máquina de costura!

      Quando eu bordo, um dos momentos em que eu noto que o ponto na parte de baixo fica frouxo e embolado é quando eu puxo um pouco a linha de baixo para ajeitar a posição do bordado. Sempre que eu puxo um pouco a mais a linha, a lançadeira sobe, e isso faz com que os pontos embolem e formem as “bruxas”, como você descreveu. A minha solução para isso é prestar mais atenção sempre que eu vou ajustar o bordado, para não puxar a linha demais.

      Obrigada pela visita e espero vê-la mais vezes por aqui!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  18. Olá, sou iniciante na costura e comprei uma Brother XL2600I. A principio tudo ia bem...ate que a máquina começou a costurar pontos soltos ou bem embolados em baixo. Eu refiz toda colocação da linha de cima e da bobina...abri e limpei a carretilha...enfim os pontos ficaram uniformes...porem agora estão invertidos,o ponto fica ao contrario! Se eu fizer o zig zag, fica reto em cima e o zigzag em baixo do tecido! Esta assim com todos os pontos...alguem pode me ajudar? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise! Tudo bem?!

      Eu nunca costurei com uma máquina de costura Brother (todas as minhas máquinas foram Singer) e eu nunca tive um problema parecido. Você já olhou no manual da sua máquina ou no site da Brother para ver se tem algum tópico sobre o assunto? Nessa página aqui do blog sobre problemas com a máquina de costura você encontrará links para o site e para a assistência técnica da Brother. Talvez isso possa te ajudar.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Obrigada pela visita e espero que você consiga descobrir o problema com a sua máquina.

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  19. Olá, minha máquina é uma Elgin e está puxando o tecido para o lado errado. Não encontro nada relacionado em lugar nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina! Tudo bem?

      Eu nunca tive uma máquina de costura Elgin. Por isso, eu não teria como lhe dizer com 100% de certeza o que está acontecendo com a sua. Mas, neste link aqui

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      você encontrará dicas de como resolver vários probleminhas com a máquina de costura, além de ter o link para a assistência técnica da Elgin.

      Espero que você consiga descobrir o problema com a sua máquina.

      Muito obrigada pela sua visita!
      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  20. Ola linda. Minha máquina estava a cozer normalmente é de repente começou a a dar uns pontos mais pequeninos e parece que não sai do sítio ... e uma industrial "juki" ... Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Virgínia! Tudo bem?

      Mil desculpas por ter demorado para responder o seu comentário.

      Eu nunca costurei em uma máquina de costura industrial. Por isso, eu não tenho como dizer para você o que pode estar acontecendo. Nessa página aqui

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu coloquei algumas dicas do que eu faço quando a minha máquina apresenta algum problema. Espero que essas dicas te ajudem de alguma forma e desculpas por não conseguir te ajudar mais.

      Obrigada pela visita e espero vê-la por aqui mais vezes!

      Depois me conta se você conseguiu resolver o problema.

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  21. Olá tudo bem? Tenho uma máquina elgin trendy acho que já a uns dois meses comprei da loja, só que a agora os pontos da parte de baixo ficam embolados, costura bem daqui a pouco embola de novo, sera que é problema na lavadeira? Já limpei lubrifiquei refiz passagem de linha troquei bobina e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá! Tudo bem?

      Eu nunca costurei com uma máquina Elgin. Por isso, não tenho como dizer para você exatamente o que está acontecendo. Quando a minha máquina, uma Singer Facilita, começa a apresentar os pontos na parte de baixo embolados, tenho quase certeza que a lançadeira está frouxa, solta ou até mesmo quebrada.

      Neste post aqui:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu coloquei tudo o que eu faço quando a minha máquina começa a dar problemas, além de ter um link para a assistência técnica da Elgin.

      Eu espero ter conseguido te ajudar e desculpas pela demora em responder a sua pergunta.

      Obrigada pela visita e depois me conta se você conseguiu resolver o problema.

      Thaís

      Excluir
  22. RRsolveu meus problemas pois já havia feito de tudo e não resolvia e aí foi só trocar a lançadeira e pronto problema resolvido! #Feliz

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Tenho uma Singer facilita 248 que quando dou retrocesso os pontos embolam. Parece que o pano não sai do lugar. Sabe dizer o que pode ser isso?

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Eu arriscaria dizer que pode ser a lançadeira. Quando ela começa a ficar solta na parte de baixo da máquina, ao costurarmos, ela sai do lugar e a linha embola. Por isso, eu olharia se a lançadeira da sua máquina está no lugar e bem presa.

      Se os pontos embolam na hora de retroceder a costura, observe se você não está puxando a linha de baixo na hora de costurar. Eu fazia isso constantemente na hora de retroceder a costura e muitas vezes, eu acabava com o tecido preso na máquina e com a linha toda embolada. Por isso, eu evito ao máximo puxar as linhas na hora de costurar. Quando nós puxamos a linha, podemos levantar a lançadeira na parte de baixo da máquina sem querer e ela acaba embolando a costura e prendendo o tecido.

      Eu espero ter conseguido te ajudar e depois me conta se sua máquina voltou a funcionar direitinho.

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir
  24. Thais bom dia tudo bem?
    Gostaria de acrescentar algumas informações importantes para engrandecer seu blog.
    Assim todos poderão ter uma instrução mais precisa.
    Sou inspetor de assistencia técnica Singer já por 29 anos. Assim se precsar de dicas só me consultar.
    Esta peça na verdade se chama caixa de bobina, e não lançadeira (a lançadeira é a peça de ferro, que laça a linha, por isso se chama lançadeira) e nem sempre precisa trocá-la quando o ponto fica ruim, muitas vezes apenas enrosca linha entre a mola e a chapa de regulagem, basta limpá-la para que a maquina volte a ter o ponto bom.
    Só há necessidade de trocá-la quando gasta ou quebra.
    Referente ao modelo, só existem dois modelos iguais ao da foto, a modelo Apollo (esta sua) e a modelo surefit (que usa uma bobina diferente, é é apenas do modelo fashion da linha 4210, 4205 etc)
    Referente ao numero citado, ele não define modelo. Este numero é apenas numero de série da maquina que estampou a caixa de bobina. ( até o momento singer tem 33 maquinas), assim cada maquina que fabricar a mesma caixa de bobina sairá com um numero de 1-33, embora todas peças sejam a mesma. Assim quando for comprar basta pedir a caixa de bobina modelo apollo (essa sua código 421325) ou a modelo surefit (da linha 4205 código: 359841). Para regular o ponto veja um video que tem no canal www.shopdasmaquinas.com.br no youtube, os videos deles são muito instrutivos.
    Espero ter ajudado. (corrije ai os comentarios no blog e ajude muitas outras pessoas.)
    Compartilhar conhecimento é uma grande dádiva.
    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  25. Comprei uma máquina Singer Promise, nos primeiros dias costurava perfeitamente, agora embola a linha, não costura nada!
    Será a lançadeira com problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neilda! Tudo bem?!


      Puxa! Que chato sua máquina de costura nova estar com problemas.


      O que eu escrevo no blog com relação a problemas com máquinas de costura é baseado nas minhas experiências com a máquina que eu tenho. Por isso, é bem difícil dizer o que está acontecendo com a sua máquina sem vê-la. Quando a minha máquina está com problemas semelhantes ao seu, eu costumo fazer pequenas coisas que normalmente resolvem este contratempo. Para facilitar para quem acompanha o blog, eu criei uma página com tudo o que eu faço quando a minha máquina de costura não funciona como deveria. O link está aqui:


      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html


      Eu espero que com essas dicas você consiga fazer a sua máquina de costura funcionar..


      Muito obrigada pela visita e depois me conta se você conseguiu resolver o problema.


      Thaís

      Excluir
  26. Oi!
    Essa peça na verdade chama caixa da bobina! A lançadeira é a parte embaixo que gira, e que tem uma lança que pega a linha de cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia Tudo bem?!


      É verdade! Eu recentemente aprendi mais sobre isso e já fiz as devidas observações no post.


      Muito obrigada pela visita!


      Thaís

      Excluir
  27. oi boa noite.estou desisperada a minha janone 2008p.com4mes de uso comecou a costura lentamente.frauinha ,nao costua.oque sera.devo recorre na garantia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Eu nunca costurei com uma máquina Janome, e por isso eu não tenho como dizer para você o que está acontecendo com a sua máquina. No link abaixo, eu falo melhor sobre problemas na hora de costurar e medidas que eu faço para resolver alguns problemas comuns que podem ocorrer, além de dar os links para as assistências técnicas da Singer e da Janome.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu espero que você consiga consertar a sua máquina e possa voltar a costurar o quanto antes.

      O blog estava de recesso, por isso a minha demora em te responder. Eu espero ter conseguido te ajudar.

      Obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  28. Obrigado pela explicação,a linha está embolando muito.Vou providenciar outra, trocar a caixa de bobina.A maquina é antiga.Boa tarde!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, como saber que a laçadeira quebrou pq minha maquina Singer 2869 a agulha não esta lançando a linha embaixo na caixa de bobina e por causa disso enrosca e me parece que minha laçadeira está ótima. Como descobrir se está quebrada ou desgastada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gorety! Tudo bem?!

      Sinceramente, eu não tenho como te dizer quando a caixa de bobina está quebrada ou não. No meu caso, quando a minha máquina começou a dar problemas, eu troquei a caixa de bobina e tudo se resolveu. Nas fotos do post dá para ver que, aparentemente, ela estava em ótimo estado, mas, ao costurar, ela simplesmente saía do lugar, embolando toda a costura, principalmente na parte de baixo da peça.

      No link abaixo, eu coloquei algumas sugestões do que eu faço quando alguma coisa não está funcionando corretamente com a minha máquina de costura.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema com a sua máquina.

      Muito obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  30. Olá. Minha maquina é singer 241 ela está dando bolinha na costura do lado avesso, pior é que já levei ela pra fazer uma revisão e continuou do mesmo jeito, voltei com ela lá mais duas vezes e não adianta continua do mesmo jeito, não sei mais o que faço, cheia de costura pararas entregar e a maquina com a costura horrível do lado avesso. Alguém pode me ajudar por favor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      No link abaixo, eu coloquei algumas sugestões do que eu faço quando alguma coisa não está funcionando corretamente com a minha máquina de costura.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema com a sua máquina e mil desculpas pela demora em responder o seu comentário.

      Muito obrigada pela visita!

      Thaís

      Excluir
  31. Minha mãe tem uma maquina Singer Zig zag. Mais quando ela costurar fazendo Zig zag a linha fica embolada do lado contrário o que eu posso fazer pra consertar

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Leonel? Tudo bem?

      No link abaixo, eu coloquei algumas sugestões do que eu faço quando alguma coisa não está funcionando corretamente com a minha máquina de costura.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema com a máquina de costura da sua mãe.

      Muito obrigada pela visita e uma ótima semana!

      Thaís


      Excluir
  32. Minha máquina e facilita premium do nada ela parou de costurar e não está puxando a linha da bombina
    O que será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Quando a minha máquina está com problema em fazer o ponto, a primeira coisa que eu faço é observar se a linha foi colocada de forma correta. Às vezes, na hora de colocar a linha na máquina eu esqueço de passá-la em algum ponto e o resultado são pontos disformes, ou até mesmo uma dificuldade para a máquina conseguir fazer o ponto e puxar a linha. Outra questão importante é observar o lado em que está a agulha. Pode parecer sem importância, mas se a agulha é colocada do lado errado (a parte reta tem que ficar para frente), a máquina pode dar vários probleminhas. Observe também se a linha do carretel não está agarrando ou embolando em algum ponto. Isso também prejudica o funcionamento da sua máquina. Por fim, eu observaria se a bobina de linha que fica na parte de baixo da máquina foi colocada do lado certo. Quando eu tenho esse tipo de problema, eu sempre gosto de reler o manual dela. Isso me ajuda a entender um pouco melhor o que está acontecendo.

      No post abaixo eu fiz uma lista de coisas que eu faço quando a minha máquina de costura apresenta algum problema.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com/p/problemas-com-maquina-de-costura-dicas.html

      Eu espero ter conseguido te ajudar. Depois me conta se a sua máquina voltou a funcionar direitinho.

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir
  33. A minha é a jonome 2018 .ja comprei a caixa da bobina e coloquei é ficou do mesmo jeito e com uma zuada estranha.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...