sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Eu não sei costurar - Como transformar o molde base em molde base para malha.

Molde base de malha

Costurar malha sempre foi algo que me intrigou.  Existe muita peça em malha atualmente, mas por que costurar este tipo de tecido sempre foi um grande “tabu” para mim?

Hoje eu posso dizer que costurar malha não é o mesmo que costurar um tecido plano. Costurar malha é diferente e essa diferença você percebe na hora de fazer o molde.  

O molde base, que tanto falamos aqui no Landscape, deve ser adaptado na hora de costurar um tecido com elasticidade.

Antes de costurar uma peça com tecido com elasticidade é necessário verificar o nível de elasticidade do tecido (baixa, média ou alta) e, em seguida, multiplicar um valor às medidas de contorno (busto, cintura e quadril). Depois desse novo cálculo feito, o molde base é riscado como de costume, mas com esses novos valores.

Pesquisando um pouco sobre o assunto, eu encontrei mais de uma forma de testar a elasticidade do tecido, mas a que eu usei é o mesmo método encontrado no Grande Livro da Costura, chamado de Bitola.
Molde base de malha


Para fazer o teste é bem simples: Dobre mais ou menos a beirada do tecido em 5 cm na sua largura e, com o auxílio de dois alfinetes, meça 10 cm de distância.  Com a ajuda da fita métrica, puxe o tecido (sem forçar muito) e veja até onde ele estica. Com essa informação, podemos determinar qual o nível de elasticidade do tecido. Até 12 cm considera-se que o tecido tem baixa elasticidade, de 13 até 18 cm o tecido tem média elasticidade e acima de 18 cm o tecido tem muita elasticidade.

Depois do nível de elasticidade ser definido, basta fazer a seguinte conta para determinar as novas medidas para malha: multiplique 0.8 para muita elasticidade, 0.9 para elasticidade média e 0.95 para baixa elasticidade a todas as medidas de contorno, ou seja, busto, cintura e quadril.

Baixa Elasticidade
Até 12 cm
0.95
Média Elasticidade
13 cm até 18 cm
0.9
Muita Elasticidade
Acima de 18 cm
0.8

Eu deixarei todas as informações em uma tabela, para ficar mais simples de entender.

Não esqueçam que essas medidas serão feitas a partir da medida total e não na medida de ¼ da peça. Por exemplo: minha medida de quadril é de 91 cm. A minha medida de ¼ de quadril é 22.75 cm, arredondando, 23 cm. A minha medida de quadril para uma malha de média elasticidade será 91 cm x 0,9 = 81,9, arredondando, 82 cm. Portanto, a minha medida de quadril para um tecido elástico médio é de 82 cm. Para fazer o molde, eu divido esse valor por 4 (¼ de quadril) e o resultado é de 20.5 cm.

Como podem perceber, as medidas serão reduzidas. Existem tabelas e outras formas de calcular elasticidade e fazer moldes para malha e tecidos elásticos, mas esta foi a forma que eu mais gostei e a que tenho usado nas minhas experiências em costurar malha.

Uma observação importante: durante as minhas pesquisas pela internet eu li que não se usa pences em malhas.  Na hora de costurar a minha saia reta de neoprene, eu levei isso em consideração e, sinceramente, a informação procede. Como o tecido elástico é um pouco mais difícil de costurar, pelo menos para mim, costurar pences pode ser um problema. Então, considere isso na hora de riscar os seus moldes.

Eu tenho mais dicas sobre malha, mas isso ficará para os próximos posts =)

Eu espero que essas dicas ajudem a costurar tecidos elásticos e quem conhecer outra forma de fazer moldes, não deixe de comentar =)

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...