quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Costurinhas - Saia reta de neoprene e como foi costurar o tecido com máquina de costura doméstica

Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Há alguns posts, eu comentei que ao comprar o meu tecido jeans, eu comprei também 1 metro de malha e 1 metro de neoprene.  Para quem não sabe, neoprene é um tecido utilizado em peças para mergulho e há alguns anos começou a aparecer em outros tipos de peças.


O tecido que eu comprei, apesar da descrição ser neoprene, lembra uma helanca ou uma malha mais grossinha.  Um tecido bom para fazer saias, calças e até mesmo vestidos. Casaquinhos e blazers podem funcionar, mas eu o achei muito “rígido” para fazer uma blusa, por exemplo.

Eu já havia me aventurado em costurar malha. No Landscape tem um post muito acessado que dá dicas de como costurar malha com a máquina de costura doméstica. Mas apesar das dicas e de algumas tentativas, o resultado nunca ficou perfeito. Por isso, antes de começar a costurar o meu novo projeto, eu estudei e pesquisei mais um pouco e eu descobri novas maneiras de costurar peças elásticas com uma máquina de costura doméstica.

Como costurar malha na máquina de costura doméstica

Entre usar a agulha bola (agulha com a faixa amarela da Singer) e não esticar o tecido para não deformá-lo, as mudanças mais significativas foram usar fio de overlock na bobina, agulha dupla para os acabamentos (bainha e cós) e usar o pé calçador de plástico em vez do pé calçador tradicional.

Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Para este primeiro projeto, essas pequenas alterações fizeram uma grande diferença.  Mas eu sei que a minha costura com malha pode melhorar.  Eu tive uma imensa dificuldade em manter o tecido no lugar. Ele escorrega muito e por isso o acabamento interno ficou a desejar.  Além disso, errar e desfazer a costura nesse tipo de tecido é praticamente impossível.


Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Como costurar malha na máquina de costura doméstica


No final da costura, o que eu senti foi que com um pouco mais de prática eu posso costurar este tipo de tecido com a minha máquina doméstica. Vale lembrar que o acabamento não foi  o mesmo feito com uma máquina overlock, mas sempre que eu descobrir alguma novidade eu não deixarei de comentar por aqui.

Eu demorei uma tarde para costurar a saia inteira. Eu fiz o molde no dia anterior e deixar o molde pronto sempre acelera o processo. Além do fio de overlock na cor branca, eu utilizei linha branca e menos de meio metro de tecido.  O tecido custou cerca de R$ 23,00 o metro, o tubo grande de fio para overlock custou R$ 3,99.

Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Quanto custou para costurar esta peça?
Tecido - R$ 23,00 o metro (eu utilizei menos de meio metro)
Fio para overlock - R$ 3,99 (tubo grande)
Linha branca - R$ 3,09 (tubo grande)
Agulha para malha singer - R$ 1,00 (a unidade)
Pé calçador para plástico - R$ 3,75 (eu comprei um kit com 32 pés calçadores e ele custou R$ 120,00)

No total, esta saia custou R$ 23,33!  Isso sem contar que o fio e a linha renderão muitas costuras =)

Como costurar malha na máquina de costura doméstica


Eu já preparei um post da série Eu não sei costurar que explicará melhor as mudanças que eu fiz para costurar malha e também como calcular a mudança do molde base para o molde base para malha.  

Então? O que acharam da minha primeira saia em neoprene?

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...