segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Eu Não Sei Costurar - Calça Jeans - Parte II

Corte e costura - como costurar uma calça jeans

Seja bem-vindo 2019!

Eu espero que todos tenham tido um ótimo final de ano e eu desejo muitas costuras e criatividade para todos nós este ano!

Para a primeira postagem do ano, eu escolhi um post da série Eu Não Sei Costurar que deveria ter ido ao ar no final de 2018.  Ele explica como foi o processo de costurar minha primeira calça jeans e dá algumas dicas para você que quer se aventurar no mundo das calças jeans.  

Eu espero que vocês gostem =)

Eu terminei de costurar a minha primeira calça jeans e eu fiquei muito feliz com o resultado!

Esse foi um momento importante para mim na costura, pois eu consegui costurar aquilo que eu acreditava ser o mais difícil de ser feito.  Molde base de calça foi o último molde que eu aprendi a confeccionar, por ser considerado o mais difícil. Jeans, por ser um tecido mais grosso, é um tecido que precisa de mais atenção na hora da costura e com todos esses detalhes, como fazer uma calça ficar bonita e bem acabada?

Eu pensava em tudo isso, mas me esqueci de pensar no principal: Se eu não costurar uma calça jeans, como eu saberei de vai dar certo ou não?

No final, deu tudo certo!  Aprendi bastante e pretendo costurar novas calças jeans daqui para frente =)

Como eu já escrevi posts falando sobre como fazer os moldes base de calça e suas alterações, neste post eu falarei especificamente sobre a minha experiência em costurar uma calça jeans e deixarei algumas dicas que podem ser úteis para tornar o processo de costurar uma calça jeans bem mais simples.

Corte e Costura - como costurar uma calça jeans

Antes da costura

1- Deixe o jeans de molho em água limpa por pelo menos 30 minutos e depois deixe-o secar à sombra.  Isso evitará que o jeans ceda depois da costura pronta.

2- Com o molde riscado e cortado, comece o processo de riscar o tecido.  Para aproveitar ao máximo o tecido, utilize toda a largura e procure cortá-lo sempre na mesma direção. Marque todo o tecido de uma vez, observe se todas as partes estão bem posicionadas e depois corte. Não se esqueça das medidas reservadas para a costura (2 cm nas laterais, bainhas e cós). Eu gosto de deixar o tecido arrumado com o molde em um dia, para, no dia seguinte, conferir se está tudo no lugar certo, riscar e cortar.

Corte e costura - como costurar uma calça jeans

Durante a costura

1 - Para a sua calça jeans ter um ar profissional, use linha de pesponto em toda a costura exterior da calça.  A linha de pesponto, por ser uma linha mais grossa, precisa ser costurada no ponto com largura de 4 cm (e não com 3 cm) e com linha comum na bobina. Eu usei a linha de pesponto na cor cinza claro e linha branca na bobina.

2 - Procure não arrematar as costuras com linha de pesponto. Na minha máquina de costura, ela embolou um pouco na parte de baixo todas as vezes que eu arrematei. Por isso, prefira dar um pequeno nó à mão como arremate.

3 - Transforme o ferro de passar no seu melhor amigo!  Eu passei todas as etapas da calça, desde as costuras mais simples até as costuras que normalmente usamos o ferro para fazer marcações.  Passar as peças depois de fazer a costura com zig-zag faz toda a diferença!

4 - Cuidado com a agulha em tecidos dobrados!  Mesmo com a agulha mais grossa (número 16 ou 18), jeans dobrado quebra agulha.  Por isso, cuidado!

5 - Não esqueça da ordem das costuras das calças.  No caso da calça jeans, eu fiz o recorte dos bolsos, zíper com aba, bolsos traseiros e toda a parte de trás, união das duas pernas pela parte interna da calça, união da parte externa, cós e botão. Se ainda tiver dúvida, nesse post aqui eu explico o passo a passo da ordem certa de costurar uma calça.

6 - Pense nos detalhes!  Calças jeans têm costuras decorativas bem marcantes. Por isso, invista um tempo para fazer essas costuras. Isso deixará a sua calça muito mais bonita. Observe uma calça jeans que você já tenha e recrie os detalhes que você mais gosta com a linha de pesponto.  Usar réguas para ajudar a riscar com giz o tecido ajuda na hora de criar detalhes simétricos.

7 - Não tenha medo de errar!!  A grande vantagem do jeans é que ele é um tecido grosso e por isso não tem problema caso você erre. Basta desmanchar e começar de novo. Costurar é um processo. A cada erro, você aprende mais.  Eu garanto: quando a sua calça estiver pronta, todo o esforço valerá a pena =)

Até a próxima,

Thaís
Para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...