quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Eu não sei costurar - Calça jeans - Parte I

Corte e costura - como costurar uma calça jeans

Eu estou muito animada por escrever este post!

Há alguns meses eu tenho pensado em comprar uma calça jeans no estilo “mom jeans”. Quem cresceu nos anos 90 deve lembrar muito bem deste modelo: calça com cintura alta, mais larguinha e levemente afunilada.  Eu cheguei a pesquisar um pouco por preços, etc, mas depois de fazer minha bermuda com cintura alta, eu comecei a pensar profundamente em costurar minha própria “mom jeans”.

Apesar da grande motivação para eu começar a costurar ter sido uma calça jeans, até hoje eu não havia costurado uma.  Eu sempre dei uma desculpa para não costurá-la: eu não encontro um bom jeans, eu tenho que praticar mais, eu estou sem agulha própria agora, etc. Na verdade, eu sempre achei costurar jeans um enorme desafio e eu tinha apenas medo de não conseguir.

Por isso, eu decidi parar com as desculpas e costurar.  Se não funcionar, eu aprenderei com os erros e costurarei novamente até conseguir =)

O primeiro passo para eu costurar minha calça jeans foi encontrar um bom jeans. No centro do Rio, eu já encontrei jeans com 1,60 de largura por R$ 80,00 o metro.  Sinceramente, eu achei o preço um pouquinho alto, então eu comecei a procurar no Mercado Livre. Eu encontrei uma fábrica que vende tecidos no varejo e no atacado com desconto (quanto mais metros você compra, maior o desconto). Eu decidi comprar 3 metros de jeans, 100% algodão, por R$ 79,70. Quando o tecido chegou eu fiquei muito satisfeita! A lavagem do jeans é exatamente do jeito que eu gosto, além dele ter uma ótima qualidade.  Para não pagar o frete, eu incluí na compra 1 metro de malha e 1 metro de neoprene (em breve teremos mais posts sobre malhas). Cada tecido custou cerca de R$ 23,00 o metro.  Eu vou deixar o link do vendedor no final do post.

Com o tecido comprado, chegou a hora de verificar os detalhes finais.  Para fazer a calça, eu comprei também: agulha para máquina nº16, linha comum branca e linha para pesponto. Conforme eu costurar a minha calça, eu explicarei os detalhes e falarei mais sobre todo o processo para vocês.

No próximo post sobre a minha calça jeans eu vou mostrar um pouco do processo do molde e corte do tecido, além de falar um pouco sobre como cortar o tecido  sem desperdício.

Se alguém tiver alguma dica de como costurar jeans, elas serão bem-vindas!

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...