sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eu não sei costurar - molde base de saia

Corte e Costura


Mais um episódio da série eu não sei costurar! Dessa vez iremos falar sobre o molde de saia.


Esse molde que vou mostrar hoje, é um molde que serve para fazer 3 tipos de saias diferentes em um só: a saia afunilada, a saia reta e a saia meio evasê.  Legal, não?

Quando eu aprendi esse molde, fiquei surpresa por serem 3 moldes em um e pelo fato da frente e costas serem feitas no mesmo molde.
Então, vamos ao que interessa!

Como fazer um Molde Base de Saia:


Com uma folha de papel pardo dobrada ao meio, com a parte aberta virada para a sua direção, deixe um espaço de 2 cm tanto nas laterais quanto na parte de cima, como se fosse uma borda.
Agora, risque um retângulo com as medidas do comprimento da saia e com a medida de ¼ do quadril.


Depois do retângulo pronto, com as medidas de comprimento da saia e a medida de ¼ do quadril, marque nas laterais a altura do quadril e faça outro retângulo dentro do retângulo grande. A altura do quadril é uma medida padrão. Por isso, ela sempre medirá 18 cm.




Com os retângulos prontos, está na hora da pence.  A pence da saia é igualzinha à medida de pence da blusa (medida do decote + 3 cm), que nesse caso, tem uma "descida" de 10 cm.  Reparem no desenho que eu medi 10 cm na lateral do retângulo, marquei e risquei.

Obs: A "descida" de 10 cm da pence é uma medida padrão.



Traçada a pence da cintura, vamos traçar as medidas na barra da saia.  São essas medidas de 2 cm que irão diferenciar os três tipos de saia.  A saia que "entra" 2 cm, será o molde para a saia afunilada.  A saia retinha, sem mexer no retângulo, é o molde para saia reta.  Por fim, ao acrescentar 2 cm ao molde, temos uma saia meio evasê.

ERRATA: No desenho está escrito a medida de 1 cm para cada lado, mas em verdade são 2 cm, como está no texto.  Desculpem o errinho!




Agora, no mesmo molde, riscaremos as costas da saia.  Para isso, marcamos 1 cm na margem de 2 cm que fizemos antes de traçar o primeiro retângulo.  Em seguida pegamos a nossa medida de ¼ de cintura e a somamos aos 2 cm da pence.  Marcamos essa medida na linha da medida de ¼ do quadril e fazemos uma linha reta até a medida de 1 cm, na borda do desenho.  Essa linha que desce um pouco é a linha que marca a diferença entre a frente e as costas do molde.




Agora é só
traçar a linha do quadril com uma régua curva.
E não esqueça de marcar os 15 cm equivalentes ao zíper no inicio do desenho e os 15 cm na base do desenho para marcar a abertura da saia (esse detalhe é opcional).


Depois desses 6 passos, seu molde base para saia estará prontinho!

Esses moldes foram baseados nas minhas medidas, então podem haver pequenas diferenças no desenho final. O procedimento, no entanto, é o mesmo.  Pode parecer complicado, mas é bem simples de fazer e confesso: acho divertidíssimo! rs

Então é isso!

Até a próxima,

Thaís Melo.

Para saber mais:
























7 comentários:

  1. Oi querida. Sou nova na arte de costurar. É um sonho antigo que agora resolvi realizar. Confesso que estou tendo algumas dificuldades, mas creio q com o tempo, aprenderei. Adorei o seu blog, está me ajudando qdo surgem dúvidas.
    Bjos e q Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Eu fico feliz em saber que o blog está te ajudando! No que você precisar e eu puder ajudar, é só me falar!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Thais, eu não sei como transformar para evase... e uma dúvida a saia evase devo cortar enviesada? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Tudo bem?!

      Eu já falei sobre esse molde no seguinte post:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/09/eu-nao-sei-costurar-saia-evase.html

      Você pode cortar esse tipo de molde normalmente, o tecido não precisa estar enviesado.

      Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, é só me avisar!

      Depois me conta como ficou a sua saia!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  3. hoje visitei o seu blog e estou a amar. muito obrigado. bjoca

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog���� explica mto bem.. Parabéns querida! Eu tou bem no começo e tdo isto está me ajudando mto msm.. obrigada! Só uma dúvida: devo colocar as medidas exactas no molde e dps acrescentar o valor da costura(1/2cm) ou já aquele 2cm d margem é q conta?? E qndo vou cortar no tecido a parte d costa devo cortar no meio?? Me ajuda Bjs d luz��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lenira! Tudo bem?!

      Feliz 2017 para você!

      Eu fiquei muito feliz em saber que você gostou do blog e que ele está te ajudando com as suas costuras. Por isso, seja bem-vinda e sempre que precisar de alguma ajuda, não deixe de me perguntar :)

      Sobre a sua dúvida, você deve acrescentar a medida da costura depois que riscar o molde no tecido. Se você não acrescentar esta medida, a roupa ficará menor. Os dois centímetros da margem correspondem à medida da pence, por isso eles não contam como margem da costura. Na parte das costas, cortar o tecido ao meio ou não é uma escolha sua. Eu, por exemplo, faço da seguinte forma: se a minha intenção for colocar o zíper na parte de trás, eu corto o tecido ao meio, mas se eu quiser o zíper na lateral ou quiser usar elástico na região da cintura, eu não corto o tecido ao meio.

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/05/eu-nao-sei-costurar-episodio-4-cortando.html

      O blog estava de recesso, por isso a minha demora em te responder. Eu espero ter conseguido te ajudar. Depois me conta como ficou a sua saia.

      Obrigada pela visita,

      Thaís

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...