segunda-feira, 16 de julho de 2018

Eu Não Sei Costurar - Cinco dicas simples para a hora de comprar tecido


Entrar em uma loja de tecido, para mim, é como entrar em uma loja de doces =)

Eu fico encantada com as cores, texturas e estampas e, lá no fundo, eu gostaria de levar a loja inteira!  Apesar de eu adorar admirar as estampas, hoje em dia eu penso duas vezes antes de comprar um tecido.

Quando eu comecei a costurar, eu achava que eu deveria ter todo o tipo de tecido em casa. Eu queria ter minha “loja de tecido” particular, aberta 24 horas e sempre à minha disposição. Isso seria ótimo, mas com o passar do tempo eu percebi que essa idéia, na verdade, não era nada prática. Além da falta de espaço físico para armazenar todos os tecidos e retalhos, eu percebi que comprar tecido apenas por comprar era uma forma de desperdiçar material e dinheiro.

Então, fica a pergunta: Qual a melhor forma de comprar tecido?

Para mim, além de olhar a qualidade do tecido na hora da compra, outro fator importantíssimo é saber o motivo pelo qual eu estou comprando um novo tecido.  Para ficar mais simples, eu vou listar cinco dicas simples para ajudar você a comprar tecido da melhor forma possível.

Defina o seu projeto antes de sair às compras.
Quer costurar um vestido novo? Que tipo de vestido? Ele terá forro? Ele terá bolsos? Ele será comprido ou curto? O molde base está pronto e já há uma idéia da quantidade de tecido que será necessário? Ele será um vestido de festa ou um vestido para o dia a dia? Qual o tipo de caimento? Todas essas perguntas devem ser pensadas antes de sairmos para comprar o tecido. Pode parecer complicado, mas não é. Pensar no projeto pronto, no caso do exemplo do vestido, nos ajuda a visualizar a peça exatamente como queremos que ela fique. Isso faz toda a diferença na hora de comprar o tecido! Cria algo que eu gosto de chamar de foco.  Você não se distrai com mil estampas, porque sabe exatamente o que quer e vai à busca do tecido perfeito para o seu projeto. Por isso, pense no seu projeto, visualize o resultado final e compre com segurança do que quer.

Avalie o tecido antes de comprar.
Na hora de comprar o tecido eu sempre observo quatro pontos importantes:
  • O tecido está com a cor firme e viva?
  • O tecido aparenta ter alguma falha ou defeito na sua padronagem?
  • O tecido está sujo ou empoeirado?
  • O tecido tem falhas na trama (esgarçado ou com a estampa torta em certos pontos)?
Se eu responder sim para alguma dessas quatro perguntas, eu não levo o tecido por mais bonito que ele seja. Todas as vezes que eu ignorei esses pontos eu sempre tive problemas para costurar. Como eu já comentei nesse post aqui, para ter uma roupa com um ótimo caimento, além do molde, o tecido tem que fazer a sua parte também. Tecidos empoeirados devem ser evitados porque a poeira prejudica a sua cor. Lavar, muitas vezes tira a poeira e revela um tecido sem brilho, desbotado e marcado.

Cuidado com as promoções.
Promoções sempre soam como grandes oportunidades, mas cuidado com elas.  Muitas vezes o tecido está com um preço “imperdível”, mas, se ele for ruim, o que adianta?  Para economizar dinheiro e costurar com tranquilidade, não se deixe levar pelas promoções e sempre pense e analise o tecido antes de comprá-lo.

Escolha o tecido certo para a sua peça.
Não adianta comprar um tecido leve e lindo se você pretende costurar uma calça. Tecidos são diferentes e funcionam melhor com peças diferentes, sempre leve isso em consideração. Por isso, eu repito, planejar e saber o que você irá costurar ajuda MUITO na hora de comprar o tecido.

Preste atenção se a fibra do tecido que você vai comprar é natural ou sintética.
Uma vez eu ganhei um colete de alfaiataria e eu, como adoro coletes, decidi usá-lo em pleno verão carioca. Por não ter mangas, eu não pensei que teria problemas com o calor. Com o passar do dia, entretanto, o calor só aumentava e ao chegar em casa depois de um dia super desconfortável, eu me dei conta de que a causa do excesso de calor era o colete.  Ele era de poliéster (fibras sintéticas), ou seja, esquenta. Por isso, na hora de comprar o tecido, pense sobre a fibra.  Para roupas, tente escolher tecidos com fibras naturais, pois o conforto ao vestir a peça é muito melhor e o seu corpo “respira”. Essa dica é importantíssima principalmente se vc mora em lugares quentes.

E é isso!

Essas são dicas que eu sempre sigo na hora de comprar os meus tecidos e eu espero que elas ajudem vocês a comprar tecidos com mais confiança e a ter resultados cada vez melhores =)

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...