terça-feira, 17 de abril de 2018

10 dicas sobre lavagem e manutenção para suas roupas ficarem como novas por muito mais tempo.

Dicas para manutenção e lavagem de roupas

Uma das grandes vantagens de eu ter começado a costurar foi aprender a cuidar melhor das minhas roupas.

Na verdade, eu sempre tive um certo cuidado com elas, mesmo quando era adolescente. Eu achava que separar as peças em cores claras e escuras na hora de colocar na máquina de lavar fosse o suficiente para manter as minhas roupas com aquele aspecto de novo por mais tempo.  Hoje eu sei que isso é apenas o básico. Depois de aprender um pouco mais sobre tecidos, escutar as dicas da minha avó e ler sobre o assunto pela internet, eu consegui desenvolver um método de lavagem que, além de relativamente simples, tem mantido minhas roupas em bom estado por muito mais tempo.

Observe se a sua roupa realmente precisa se lavada após cada uso.
Este pode ser um tópico polêmico, mas analisar melhor se minhas roupas precisam ser mesmo lavadas após cada uso, além de facilitar a minha rotina, tem preservado muito as minhas peças.  Eu, por exemplo, cresci acreditando que eu tinha que lavar cada peça de roupa após cada uso. Hoje, eu percebo que isso não é necessário. Aqui cabe o bom senso de cada um. Fez muito calor? Você transpirou muito? As roupas estão com sujeiras aparentes? Nesses casos, elas serão lavadas. Caso contrário, eu penduro a peça em um cabide, passo um desodorante de roupas nela e a deixo “respirar” por uma noite. Pronto! A peça está pronta para ser usada novamente.

Aprenda a admirar os poderes de um desodorante para roupas.
Eu comecei a usar essa dica este ano e foi uma grata surpresa! Ele não mancha as peças, elas não ficam com cheiro e é uma ótima forma de “refrescá-la” depois que foi usada. A receita que eu uso é essa aqui:


Um fator importante é que o vinagre e o bicarbonato são desinfetantes naturais! Uma forma natural e simples de manter suas roupas sempre limpas. Não se preocupem, a roupa não fica cheirando a vinagre.

Use menos sabão ou troque por um sabão mais delicado.
Sabão em pó ou sabão líquido podem prejudicar e muito as suas roupas. Com as lavagens constantes (normalmente na máquina de lavar), o sabão pode ajudar no desgaste do tecido, ou seja, sua roupa fica mais propensa a furinhos, perde o brilho das cores e ainda pode sofrer deformação do tecido.  Para mim, a melhor maneira de amenizar o problema foi trocar o sabão comum por sabão de coco. Mas se você apenas usar a metade do que você costuma usar normalmente, já fará grandes diferenças.

Separe as peças de roupa por cor e tecido ao lavá-las.
Além de separar as roupas por cor, pense em separá-las por tecido também.  Quando misturamos peças mais delicadas com peças mais robustas, o atrito entre elas na máquina de lavar faz com que o tecido sofra com o tempo e acabe desgastando muito mais rápido.

Não lave calça jeans na máquina de lavar.
Essa é uma dica da minha avó. Ela sempre me falou que a máquina de lavar “come” o jeans. Eu confesso que não fiquei muito animada em seguir esta dica a princípio, até ganhar uma calça jeans que eu realmente adorei. O meu sentimento com relação a ela é que ela dure para sempre e, para isso, eu precisaria cuidar bem dela =)

Foi quando eu encontrei pela internet dicas que para manter a calça jeans em bom estado  você deve lavá-la o mínimo possível e usar produtos menos abrasivos. Atualmente eu lavo as minhas calças da seguinte forma: deixo-as de molho em uma mistura de vinagre, sal e água por pelo menos 1 hora.  Depois lavo-as com sabão de coco, manualmente. Nos dias que não quero lavar à mão, eu as lavo com sabão de coco, sem centrifugar e pelo lado avesso na máquina de lavar. Deixo-as secar sem torcer e sempre à sombra. O vinagre e o sal, como já comentei nesse post aqui, ajudam a segurar a cor da peça, além de limpá-la muito bem.

Vinagre e sal, uma mistura surpreendente.
Eu escutei essa dica em um podcast recentemente que falava sobre tecidos. Eu testei essa dica e fiquei impressionada como essa mistura limpa as roupas.  Eu a tenho usado como pré-lavagem das peças e tenho gostado muito dos resultados! Mesmo usando o vinagre, as roupas não ficam com cheiro.

100 ml de vinagre branco (eu uso o de álcool) para cada 5 kg de roupas
3 colheres de sopa de sal.

Coloque a mistura na água e deixe as roupas de molho em média por 30 minutos. Esta é a quantidade que eu uso para lavar as minhas calças jeans.

Uma vida sem amaciante.
Eu já tinha lido sobre a substituição de vinagre por amaciante há algum tempo, e eu já fazia o uso disso, mas eu não sabia o que o amaciante faz com as roupas.  Para as roupas ficarem “macias”, o amaciante deforma as fibras do tecido. Fibras deformadas resultam em peças envelhecidas muito mais rápido. Pense em trocar o seu amaciante por vinagre.

Leia a etiqueta das roupas.
Ler a etiqueta das roupas não é algo importante apenas para saber o material da peça, mas para entendermos como aquela peça deve ser lavada, a que temperatura ela deve ser passada, ou se ela pode ser secada na máquina de lavar ou não.  Ler as etiquetas ajuda e muito a manter as suas roupas novas por mais tempo.

Trate bem as suas roupas.
Essa é uma dica que pode parecer “boba”, mas precisamos aprender a tratar bem as nossas roupas. Para algumas pessoas, roupas são só roupas, mas são elas que nos protegem do calor e do frio, mostram ao mundo um pouco da nossa personalidade e por isso elas devem ser tratadas com respeito. Esse conceito só passou a fazer parte da minha vida depois que eu comecei a costurar. Eu acredito que vestir peças feitas por mim, entender como funciona a confecção, etc, me proporcionou a oportunidade de ter mais respeito pelo que eu visto. Então, eu não deixo mais as minhas peças espalhadas ou amontoadas dentro do meu guarda-roupa, ou jogadas em qualquer lugar. Esse cuidado extra, que veio com o tempo, me faz ver que as roupas duram mais tempo.

Não se estresse! Cuidar das suas roupas não deve ser estressante, por isso, um passo de cada vez.
Cuidar das suas roupas não deve ser um fardo, mas um cuidado extra com você mesmo. Por isso, faça as mudanças que você achar necessárias ao seu tempo, caso ache necessário fazer mudança, e curta mais as suas roupas!

Vocês têm alguma dica de como cuidar melhor das roupas?

Eu espero que tenham gostado e até a próxima,

Thaís

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...