segunda-feira, 4 de abril de 2016

As roupas de Frida Kahlo e a beleza das peças feitas à mão



Na última semana de março, eu fui à exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que aconteceu no Centro Cultural Caixa Econômica, aqui no Rio.

Eu vejo o rosto da Frida Kahlo estampado em tantos lugares, que eu fiquei curiosa em conhecer a história por trás daquele rosto. Literalmente, foram muitos rostos que eu conheci (Frida é conhecida por pintar muitos auto-retratos) e uma enorme história de superação que me fez admirar, e muito, a obra (e a vida) desta artista.  Então, podem imaginar o quanto eu fiquei animada em ir nesta exposição e ter a oportunidade de conhecer a sua arte tão de perto!

Além dos quadros dela e de outras artistas mexicanas (eu me encantei com o trabalho das artistas Remedios Varo e Bridget Tichenor), uma seção inteira da exposição foi dedicada às roupas de Frida Kahlo e, com certeza, esta foi uma das minhas partes favoritas da exposição.

Todas as peças de roupa eram extremamente detalhadas e repletas de bordados! Cada um dos bordados mais lindo que o outro, que se misturavam a rendas delicadas, veludos pesados, tecidos de linho e muitas fitas coloridas.  Uma das minhas peças favoritas foi uma blusa toda bordada com pequeninas miçangas. De longe não dava para ver que eram miçangas, mas de perto era um trabalho tão delicado e bem-feito que não tem como não se encantar diante daquela peça!

Observar aquelas roupas me fez pensar o quanto é especial usar uma peça que tenha um trabalho manual envolvido nela. Seja um bordado, um botão que foi forrado manualmente, uma fita que foi garimpada em alguma feira de antiguidades, ou uma peça inteiramente costurada por você, esses pequenos detalhes tornam uma vestimenta, ou um acessório, em uma peça única!

Por isso que eu adoro este universo craft! Pois sempre que eu uso algo que eu sei que é resultado de um trabalho manual (seja uma bolsa, uma roupa que eu costurei ou uma roupa que foi feita por outra pessoa), eu me sinto um pouquinho mais especial =)

Então? O que leva vocês a gostarem deste imenso universo craft?

Espero que tenham gostado!

Até a próxima e uma ótima segunda-feira para todos!

Thaís

Ps: Infelizmente, a exposição terminou na última semana de março, mas para quem tiver curiosidade, eu colocarei aqui o link para o site dedicado à Frida Kahlo e o link do Centro Cultural Caixa Econômica, para obterem mais informações das próximas cidades que terão a visita da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...