terça-feira, 14 de abril de 2015

Fotografias: minhas dicas e pequenos truques.



Para mim, ter um blog não é apenas escrever um texto e criar um conteúdo, mas é também contar uma estória através das fotos.

A fotografia é a minha parte favorita na hora de montar um post! Eu adoro todo o processo de tirar as fotos, escolhê-las e depois editá-las. Eu não sou nenhuma fotógrafa profissional, mas com o passar do tempo eu aprendi pequenos truques que me ajudam bastante a transformar uma foto que eu ache boa em uma foto que eu adore e tenha orgulho de postá-lo no Landscape!

Flash nunca mais

Foto do comecinho do Landscape. Sem fundo e com flash


A primeira coisa que eu percebi ao começar a tirar fotos para o blog foi esquecer que o flash da minha máquina existia! Ele deixa um brilho estranho em um determinado ponto da foto e tudo ao redor fica escuro e sem vida. Por isso, eu nunca mais usei o flash.

A luz natural é a sua melhor amiga



A luz natural é a melhor luz para tirar uma foto! Ela deixa tudo mais harmonioso e as cores mais bonitas. Por isso, eu sempre fotografo minhas fotos durante o dia, perto da janela aberta. Assim eu tenho a claridade da luz natural, mas sem o brilho excessivo do sol.

Um fundo neutro é também um grande aliado

Fundo branco

Fundo com tecido

Eu uso a minha mesa como fundo principal para as fotos do Landscape. Eu tenho sorte que, além dela ser branca, ela fica ao lado de uma janela! Mas se você não tem uma mesa branca perto de uma janela, não tem problema, faça pequenos fundos! Folhas de papel-ofício, tecidos diversos ou um pedaço de papelão forrado, não importa do que é feito o fundo das suas fotos, só importa que ele funcione para você!

Um editor de imagem foi a minha melhor descoberta

Imagem com filtro


Todas as fotos do Landscape passam por um editor de imagem. Eu comecei a usar um editor de imagem para padronizar o tamanho das fotos do blog. Depois disso, eu comecei a colocar o logotipo do blog nas fotos e, quando eu me dei conta, eu já estava mexendo nas cores e na luminosidade delas!

Eu já tive momentos de somente acrescentar brilho às fotos. Em outra fase, eu gostava de brincar com o filtro em tons de cinza. Atualmente eu tenho usado filtros que acrescentam brilho e destacam as cores das fotos.

O editor de imagem que eu uso é o Gimp e eu o adoro! Ele é totalmente gratuito e facílimo de usar.

Tirar fotos é divertido, então experimente e divirta-se!



Teste ângulos diferentes, tire fotos no jardim da sua casa ou na sua varanda, crie diversos fundos e divirta-se! Isso sempre é o mais importante!

Essas são as dicas que eu uso na hora de tirar fotos para o Landscape!

Espero que vocês tenham gostado do post. Alguém tem mais alguma dica sobre fotografia?!

Até a próxima,

Thaís

2 comentários:

  1. Olá, Thais! Adorei seu post e suas dicas! tb sou apaixonada pela etapa de fotografar para o blog e sigo os mesmos passos que vc: sem flash jamais e sempre com luz natural. (Claro que às vezes preciso fotografar algo à noite pq não vou ter outra oportunidade, mas são exceções...) Nunca usei o editor de que vc falou; vou testar qq hora! uso o Picmonkey e gosto muito, mas confesso que não é sempre que uso editor, pq me dá preguiça... ;(
    Vc já viu o post do Matt sobre fundos para foto? é bem interessante! aqui: http://accordingtomatt.blogspot.de/2014/09/photographs_28.html
    um beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia! Tudo bem?!

      Que bom que você gostou das dicas! Não usar o flash é super importante mesmo. Eu não conheço o Picmonkey, mas vou procurar!

      Obrigada pela dica do link! Eu não conhecia este blog e adorei, rs!

      Obrigada =)

      Bjs!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...