sexta-feira, 13 de julho de 2012

S.O.S: bainha

Na semana passada, eu tive que fazer uma bainha em um vestido que eu estava costurando para a minha avó. Tudo corria bem até a hora da bainha. Foi justamente nesse último detalhe que eu cometi um pequeno errinho: costurei fora da marcação da bainha!  O resultado? Eu tive que desfazer toda a bainha e começar o processo todo de novo.

Como eu já comentei várias vezes aqui no Landscape, quando nós falamos de costura, essas coisas acontecem mesmo.  Então ao invés de ficarmos aborrecidos com a costura que saiu do lugar, nós podemos pensar em alguma maneira de fazer com que esse errinho não se repita, não é verdade?

Pensando nisso, eu lembrei de um truque que muita gente conhece e que ajuda ― e muito ― na hora de fazer a bainha: usar o ferro de passar!

O ferro de passar é um grande aliado para a costura!  Ele deixa o tecido mais retinho, ajuda a costura a ficar certinha e, claro, nos ajuda na hora da bainha!  Quando nós passamos a bainha com ferro ante de costurar, as chances do tecido correr ou sair do lugar diminuem bastante.  Eu não lembrei de passar a bainha do vestido da minha avó antes de costurar.  Se eu tivesse gasto 10 minutos passando a bainha, talvez o pequeno errinho não tivesse acontecido.

Mas Thaís, afinal de contas, como fazemos uma bainha?

Em primeiro lugar, passaremos o zig-zag em volta de todo o tecido no qual faremos a bainha.


Agora, nós iremos decidir o tamanho da nossa bainha. Em seguida, nós marcaremos no tecido com giz de costura.  Eu usarei o tamanho de dois centímetros.

Depois que a bainha estiver marcada por completo no tecido, nós iremos passar o tecido nessa marcação.



Agora que a primeira marcação está pronta, nós iremos fazer a segunda marcação com a ajuda do ferro de passar.  Para isso, basta dobrar a ponta da bainha com o zig-zag para dentro da primeira marcação e em seguida passar a bainha com o ferro novamente.

A bainha está marcada e pronta para ser costurada!  Para ela ficar ainda mais segura, podemos prendê-la com alfinetes ou ainda alinhavá-la antes da costura final!

Pronto!  Bainhas perfeitas e sem errinhos!

Espero que tenham gostado do S.O.S de hoje!

Até a próxima,
Thaís Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...