terça-feira, 2 de agosto de 2011

Eu não sei costurar - saia plissada

Corte e costura

Para todo lugar que eu olho, principalmente pela internet afora, o que mais vejo são as saias plissadas!
É isso mesmo, as pregas estão em alta! rsrs

Mesmo antes desse tipo de saia virar o “boom” do momento, desde que meu namorado me mostrou essa capa aqui, de um LP do Rush, eu fiquei com aquele pensamento: tenho que fazer uma saia assim para mim!

Os meses passaram e por achar que seria muito difícil fazer uma saia desse tipo, o projeto foi ficando para depois, mas semana passada eu finalmente terminei minha saia plissada!
Aproveitei que eu tinha que fazer uma saia para a aula de corte e costura e perguntei à minha professora se eu já tinha como fazer uma saia plissada.  Quando ela falou que sim, fiquei super empolgada e adorei a saia depois de pronta!

Mas a pergunta que não quer calar: é difícil de fazer?  Sinceramente, não.  Ela nem precisou de molde e isso realmente me surpreendeu! As únicas medidas que eu precisei foram a medida da minha cintura e a do comprimento da saia.

Eu não fotografei o processo de confecção dela, mas fiz um “mini tutorial” usando retalhos do mesmo tecido. Espero que ajude a quem quiser se arriscar a fazer sua saia ;)

Comprando tecido:


1-Eu utilizei 1,20m de tecido e teve sobra. Mas não se engane, as pregas literalmente “comem tecido”; então,  pense direitinho na quantidade que for comprar.  Não se esqueça de que isso também varia de acordo com o comprimento e a quantidade de prega que você pretende fazer.

2-Observe bem o tecido que escolher.  O ideal é um tecido que não tenha nenhum tipo de elastano na composição.  Eu não prestei muito atenção a esse detalhe e acabei escolhendo um tecido com elastano.  Adorei o resultado final da saia, mas para fazer com que as pregas ficassem no lugar foi uma batalha à parte, rs.  

Montando a saia:



1-Abra o tecido e meça com a fita métrica o tamanho do comprimento da sua saia.  No meu caso foi 55 cm (na altura do joelho); em seguida comece a fazer as pregas e prendê-las com alfinetes.  A quantidade de pregas será equivalente ao seu tamanho de cintura, então fique atenta à medida!

DICA: Passe as pregas com um ferro, uma a uma.  É um pouquinho trabalhoso, eu sei, mas o resultado é muito mais bonito. Além disso, o uso do ferro também reduz consideravelmente as chances de alguma prega sair torta ou maior do que a outra.

Como costurar as pregas?


Depois das pregas alfinetadas, alinhave-as para que nenhuma prega “fuja” na hora de fazer a costura à máquina. No meu caso, por causa do tecido que escolhi (com elastano), costurei prega por prega para que ficassem bem firmes.

A hora do cós:

1-Escolha a largura do tamanho do cós (a minha foi de 3 cm sem contar as costuras).  

2-Corte uma tira do tamanho da sua cintura e deixe 5 cm para cada lado.  Por exemplo:  se a minha cintura medir 70 cm, eu cortarei um cós de 80cm, para que sobrem os 5 cm de cada lado.



3-Costure todos o cós do lado avesso da saia e já arremate uma das pontas (sem esquecer 5 cm para cada lado).





4-Ajeite o cós para a parte da frente da saia, alfinete e costure as duas extremidades. Não arremate a outra ponta.

Últimos detalhes:




1-Costure a lateral no espaço de 2 cm. Não se esqueça de chuliar (a parte interna da saia) antes de costurar.

2-Depois disso, é só arrematar a outra ponta do cós, fazer a bainha e colocar um botão!

Então?  Quem se arrisca?

Na minha, precisei de mais atenção na hora do cós, mas acho que com um pouco de prática, tudo fica mais simples.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima,
Thaís Melo

Update 16/05/2012: Depois de uma pequena pesquisa sobre os tipos de pregas que existem, descobri a existência de vários tipos de pregas diferentes.  Nesse post aqui eu falo um pouco mais sobre essa diferença entre as pregas. Mas independente do tipo de tecido que nós escolhermos para preguear, tecido sem prega ou tecido com as pregas já prontas, o modo de costurar desse tipo de saia é o mesmo.

21 comentários:

  1. Nossa que legal, obrigada por compartilhar. Sempre procuro coisas na net e nunca achava até encontrar seu blog. Morro de vontade de saber costurar, continue dando dicas. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico feliz que tenha gostado e sua visita é sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  3. olá, também "não sei costurar" mas estou aprendendo... estou querendo, planejando mesmo, fazer uma saia plissada e por pesquisar como fazer, achei teu blog. obrigada pelas dicas. vou fazer a minha. =D

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vinda!

    Obrigada pela visita e fico contente que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... mas isso é saia com prega, e não plissada, que geralmente é feita com tecidos mais leves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu fico muito feliz que você tenha gostado!

      Achei muito interessante o seu comentário. Depois que o li, fiquei pensando nas diferenças entre a saia plissada e a saia pregueada.

      Decidi portanto fazer uma pequena pesquisa. Realmente hoje em dia quando se fala em saia plissada nós só vemos modelos feitos com tecidos bem leves, normalmente tecidos que já compramos com esse plissado. Porém, mesmo com essas diferenças na hora da confecção da peça, o plissado não deixa de fazer parte da família das pregas, assim como os machos! Encontrei essa informação no Grande Livro da Costura (1979, pág 182) e achei super interessante.

      Agora fiquei até curiosa para fazer algumas experiências com esses tipos de saia. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. adorei seu tutorial.. farei uma pra mim e depois digo o que achei!! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que tenha gostado e uma ótima costura!!

      =)

      Excluir
  7. Thais do céu...olha a hora (06:23) que estou na net procurando um plissado...graças a Deus achei...excelente trabalho menina...parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaella, tudo bem?!

      Obrigada! Eu que agradeço a sua visita!
      Seja sempre bem-vinda!

      =)

      Excluir
  8. Olá Thais, adorei o seu blog,.. era tudo o que eu queria entrar nessa de costurar.Só que não encontrava nada que me agradasse.. até que deparei com essa maravilha. Adoreiiiiii. Agora estou fazendo uma blusinha...mas não sei como fazer a manga curta e a gola tipo esporte. Não achei no blog. vc poderia me ajudar? Abcos e que Deus lhe abençoe por tudo.Nair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nair! Tudo bem?!

      Seja super bem-vinda!

      Para eu poder te explicar direitinho sobre mangas e golas, eu preferiria fazer um post sobre o assunto. Em breve, eu coloco os posts no blog!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  9. olá thaís, queria que postasse como fazer uma saia longa com muito evasê, bastante rodada, será que vc poderia?
    Desde já lhe agadeço. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Marcela! Tudo bem?
      Como eu ainda não postei o molde base para saias evasê, vou ver o que eu posso fazer!

      Bjs!

      Excluir
  10. olá,,, sou Thalia Rhaiani e queria saber qual o melhor tipo de tecido para se costurar uma saia plissada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalia. Tudo bem?!

      Eu recomendaria os tecidos mais firmes e que não tenham elastano na sua composição, como por exemplo, jeans, brim ou até mesmo um bom tricoline.

      Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  11. Achei maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Estou no meio da madrugada vendo posts de saias para fazer para uma amiga minha. Escolhi este modelo: com pregas. Obrigada pelo post :)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Thais, otimo trabalho. Fácil de entender e aplicar. Bem didático.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...