segunda-feira, 28 de março de 2011

A minha mais nova velha amiga: a Cerâmica Fria.


A mais ou menos seis meses, eu tenho trabalhado com Cerâmica Fria (ou Biscuit) e tenho me surpreendido com o que se pode fazer com essa massinha! A minha vontade (e um pouco de curiosidade também) de mexer com esse tipo de material, veio do meu desejo de ter um pingente em forma de rosa. Eu já havia procurado em alguns lugares pela internet, e por lojas aqui no Rio, mas nunca encontrei um pingente do jeito que eu imaginava. Foi então que eu fiquei sabendo da existência de uma Cerâmica Plástica chamada Fimo.  Essa massa após modelada é  levada ao forno e depois de seca, se torna impermeável. Depois disso, a peça ainda pode ser lixada, cortada e ainda voltar ao forno novamente se necessário, ou seja, uma gama enorme de possibilidades! Porém, a Cerâmica Plástica é um pouco tóxica (devido ao petróleo em sua composição) e confesso que ao saber disso fiquei um pouquinho desanimada com o meu futuro projeto. 

O tempo passou e eu já não estava nem mais pensando sobre o assunto, quando encontrei em uma papelaria no centro do Rio, vários pacotinhos de Cerâmica Fria (Biscuit). Imediatamente, um enorme sorriso se estampou no meu rosto! Diferente da Cerâmica Plástica, o Biscuit não precisa ser levado ao forno para secar e a massa pode ser feita em casa com cola, farinha e mais alguns ingredientes (eu particulamente, prefiro comprá-la pronta, mas pela internet podemos encontrar várias receitas).  

Acabei comprando um pacote pequeno da cor  rosa, quase um tom de pêssego e assim que moldei o meu sonhado pingente (a rosa da foto no início do post), fiquei super feliz! Hoje percebo que meu primeiro trabalho com Cerâmica Fria está longe de ser perfeito e já melhorei alguns aspectos relacionados ao acabamento das peças que eu faço, mas para mim, o mais legal além do resultado, é todo esse processo de você aprender com a novidade e ir se aperfeiçoando. Eu nunca fiz aula sobre como trabalhar com biscuit nem nada disso, então o que faço é resultado de tentativa, erro e muita persistência (rs). Então para quem gosta de inventar uma novidade, acho o Biscuit uma atividade bem legal e divertida, afinal, quem quando criança nunca brincou de massinha?

Espero que tenham gostado e logo teremos mais sobre Cerâmica Fria aqui no Landscape!

Até a próxima!

Thaís Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...