terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eu não sei costurar: como fazer um molde a partir de uma peça pronta?

como fazer um molde a partir de uma peça pronta?
No nosso guarda-roupa, surge de vez em quando aquela peça que se torna a nossa favorita!  Não sabemos explicar ao certo o motivo, se é o corte que cai muito bem ao nosso corpo, o tecido macio, a data em que a compramos, ou até mesmo porque ela nos lembra um momento especial. O motivo não importa, pois sempre temos aquela peça que mora no nosso coração!

Se ter uma peça favorita é muito bom, recriar esta peça favorita é melhor ainda, não é verdade?!  O Eu não sei costurar de hoje irá falar justamente sobre isso: como fazer um molde a partir de uma peça pronta!

Quem acompanha a série de posts do Eu não sei costurar desde o comecinho sabe que eu sou super a favor de nós aprendermos a fazer moldes de roupas a partir das nossas medidas; porém, acho bem interessante também recriarmos moldes de roupas a partir de modelos já prontos!

Então, vamos ao passo-a-passo?!
como fazer um molde a partir de uma peça pronta?

Nós dobraremos a peça de roupa ao meio e a colocaremos em cima de um papel pardo.
como fazer um molde a partir de uma peça pronta?


Agora, nós prenderemos a peça ao papel pardo com a ajuda de alfinetes e, em seguida, riscaremos todo o contorno da peça.
como fazer um molde a partir de uma peça pronta?

Depois de riscarmos a peça à mão livre sobre o papel, com a ajuda das réguas de cava e gola, nós iremos acertar a gola e a cava da blusa.  Se você não tiver uma régua de cava e gola, você pode baixar os moldes das réguas na abinha download no início do blog!
como fazer um molde a partir de uma peça pronta?

Com a gola e a cava no lugar, basta cortarmos o molde e repetirmos o processo com as costas da peça.
como fazer um molde a partir de uma peça pronta?

Pronto!  Molde pronto a partir da sua peça favorita!

Este processo funciona muito bem com peças simples que não apresentam muitos recortes e detalhes.  Eu testei com a blusa que ilustra o post e deu super certo!

Até a próxima!

Thaís Melo


19 comentários:

  1. OI, Thaís!!!
    Tudo o que eu queria aprender!!!!!!
    Vou tentar fazer uma peça pra ver se consigo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberta! Tudo bem?!

    Que bom que você gostou do post! Depois me conta como ficou a sua peça!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, Pâmela! Tudo bem?!

      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Bjs!

      Excluir
  4. Daora Thais, to começando a aprender corte e costura por conta propria para fazer cosplays XD, vlw

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Nao consegui achar a aba para fazer download dos moldes das reguas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?!

      Me desculpa por isso! O blog estava passando por uma reformulação e por isso alguns itens estavam sendo remanejados. Mas eu já resolvi o problema e a aba com o downloads está na parte lateral do blog!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  6. Olá, achei o blog por acaso, e gostei muito.
    Eu gostaria de saber se é possível fazer o mesmo com uma calça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jayna! Tudo bem?!

      Seja bem-vinda!

      Você pode sim fazer o mesmo processo com uma calça!

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  7. seu blog é ótimo. preciso, desejo ardentemente copiar uma blusa simples, quase uma T shirt, só qque de seda e acho que os moldes de malhar não servem, como faço para copiar a manga? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Tudo bem?!

      Eu fico feliz em saber que você esteja gostando do blog!

      Se você não quer copiar o molde para sua blusa de uma blusa de malha, basta fazer um molde base. Eu já falei sobre moldes bases de blusa e de mangas nos seguintes posts:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/05/eu-nao-sei-costurar-como-fazer-molde.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/05/eu-nao-sei-costurar-como-fazer-molde_18.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/08/eu-nao-sei-costurar-molde-base-de.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/09/eu-nao-sei-costurar-molde-base-de.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2012/01/eu-nao-sei-costurar-alguns-exemplos-de.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/08/eu-nao-sei-costurar-duvidas-e-decotes.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/11/eu-nao-sei-costurar-mangas.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/11/eu-nao-sei-costurar-como-aumentar-o.html

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/10/eu-nao-sei-costurar-molde-base-de.html

      Espero que eu tenha ajudado e depois me conte como ficou a sua blusa!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  8. e não queria publicar anonimo. é que a conta do google não apareceu. meu email. ana.mongini@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. bom dia se eu copiar um modelo de vestido sobre outro ja pronto eu devo desconsiderar as pences.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos! Tudo bem?

      Desculpe-me a demora em responder o seu comentário. Espero conseguir te ajudar mesmo assim.

      A escolha é sua, depende do vestido que você quer fazer. Se você quiser que ele tenha pences, elas devem ser consideradas na hora de riscar o molde. Se você não as quiser, então você pode desconsiderá-las.

      Obrigada pela visita,
      Thaís

      Excluir
  10. Hoje em dia tá tão dificil de achar uma roupa que me agrade, todas as lojas que fui , só vi roupas esquisitas , estampas e modelos horrorosos, e me perguntei que estilistas são esses,com péssimo gosto, aí pensei , tenho que aprender a costurar , para eu mesma fazer o que me agrada !!!

    ResponderExcluir
  11. Gente adorei isso, parece ser fácil, vou tentar fazer meu molde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa! Tudo bem?

      Eu fico feliz que você tenha gostado =)

      Se você tiver qualquer dúvida, não deixe de me avisar.

      Obrigada pela visita e uma ótima quinta-feira para você!

      Excluir
  12. Esta Com Dificuldades Em Encontra Moldes De Roupas?



    Montamos Um Pacote Completo Para Você Que Deseja Confeccionar as Suas Próprias Peças

    Acesse agora o link e aproveite http://bit.ly/Moldesderoupas

    ResponderExcluir
  13. Esta Com Dificuldades Em Encontra Moldes De Roupas?

    create your own site for free

    Montamos Um Pacote Completo Para Você Que Deseja Confeccionar as Suas Próprias Peças

    Acesse agora o link e aproveite http://bit.ly/Moldesderoupas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...