segunda-feira, 9 de julho de 2018

Como fazer pátina usando lixa e tinta

Tutorial de pátina em móveis

Eu sou uma pessoa que a cada dia procura deixar a minha vida mais craft =)

Para mim, viver uma vida craft é olhar para tudo ao meu redor e aproveitar toda a oportunidade de trazer mais cor e criatividade ao meu dia.  Seja em forma de roupas, bordados ou móveis, se eu posso transformar algo, eu não penso duas vezes!

Eu, particularmente, adoro pátina!  Uma forma simples de deixar qualquer móvel com mais personalidade. No mês passado, eu fiz uma bandeja em MDF para uma encomenda e aproveitei a oportunidade para fotografar todo o processo para mostrar para vocês como eu faço pátina.

Neste tutorial eu fiz uma pátina bem delicada, mas se você gostar de uma pátina mais rústica, basta lixar mais a peça, como eu mostro no final do tutorial. Eu espero que vocês gostem e mãos à obra =)

Tutorial de pátina em móveis


O primeiro passo para fazer pátina ou pintar qualquer superfície é lixar a peça.  Independente se ela é de MDF cru ou não.  Lixar a peça permite que a tinta se fixe melhor à peça e o resultado fica muito melhor.

Depois que a peça for lixada e limpa, passe a primeira demão de tinta.  Uma dica muito importante: sempre pinte para a mesma direção!  Isso é muito importante não apenas para um melhor acabamento da peça, mas no caso da pintura em MDF, a pintura na mesma direção dá a ilusão que existem pequenas veias no MDF, como uma madeira de verdade.  Um dica simples, mas que faz uma grande diferença no resultado final.

Tutorial de pátina em móveis


Passe mais duas demãos de tinta na peça e deixe-a secar muito bem entre as demãos.  Observe se a superfície está bem pintada e coberta.  Depois de bem seca, vamos começar a minha parte favorita: lixar!


Tutorial de pátina em móveis


Agora basta lixar a peça para dar o efeito de pátina.  Eu começo lixando os cantos, para destacá-los, e em seguida eu lixo o restante da peça de acordo com o quão rústico eu quero o resultado.


Tutorial de pátina em móveis

Na bandeja, como vocês podem ver, eu fiz uma pátina muito suave, apenas destacando os cantos.  Eu fotografei, porém, o meu guarda-roupa, no qual eu também fiz pátina, e usando a mesma técnica eu o deixei muito mais rústico.  A diferença é o quanto de tinta eu retirei com o lixamento da peça.

Depois da peça lixada, use um verniz para proteger a peça ou, como no caso do meu guarda-roupa, use uma cera para móveis.

É isso! Essa é a minha forma favorita de fazer pátina e eu espero que tenham gostado =)

Até a próxima e uma ótima semana para todos!

Thaís

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...