quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Como fazer cestos com corda?


Nas últimas semanas, eu falei um pouco sobre como foi fazer os novos projetos para o Canto do Cordel da Biblioteca Popular de Botafogo - Machado de Assis e no post de hoje eu falarei sobre como foi fazer um cesto de corda do começo ao fim!

Fazer um cesto de corda não foi algo difícil, mas foi trabalhoso. Porém, a sensação de ver o cesto pronto compensa qualquer trabalho =)


Desde o início, eu queria fazer um cesto com corda de sisal bem grossa. Mas eu tive um pouco de dificuldade em encontrar este tipo de corda. Eu consegui encontrá-la em uma loja de construção, e o metro custou cerca de R$ 4,00. Para este cesto que ilustra o post, foram necessários 10 metros de corda de sisal de 10 mm.

Eu confesso que ao planejar o projeto eu pensei que 10 metros de corda seriam suficientes para eu fazer dois cestos tranquilamente, mas não foi o que aconteceu. Por isso, durante o processo, eu decidi fazer um cesto de sisal e um outro cesto feito com tranças de tecido.

Para confeccionar os cestos, não há mistério: basta moldar a corda em forma de cesto, enrolando-a com cola. A cola escolhida foi cola quente. Eu testei cola fria para artesanato, mas não funcionou muito bem, pois ela demora a secar e isso torna o trabalho muito mais difícil.


Para fazer o cestinho de tecido, eu fiz o mesmo método do cesto de sisal, mas antes eu cortei e trancei um metro de tecido chita.  Para fazer isso, basta separar tiras de tecido e sem cortá-las completamente, dividir cada faixa em três, para, em seguida, trançá-las. Quando a primeira tira trançada chegou ao fim, eu costurei mais três faixas ao final da trança e continuei o processo. No final, um metro de tecido chita originou dez metros de tecido trançados, formando uma enorme corda de tecido.

Depois da corda de tecido pronta, colei a corda enquanto a enrolava e pronto! Mais um cestinho, mas agora feito de tecido.

Um dica extra: para quem quiser se aventurar em fazer os seus próprios cestos, não esqueça de forrar o local onde for trabalhar. A cola quente faz muita sujeira =)

Então? Quem se aventura a fazer o seu próprio cesto?!

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...