segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Eu Não Sei Costurar - Saia com elástico na cintura

Depois de um período sem muitas costuras por aqui, algumas idéias para novas roupas voltaram a surgir na minha mente =)


Eu não sei se é a chegada do calor aqui no Rio, ou um pouco de saudades da minha máquina de costura, mas, nos últimos dias, eu tenho pensando muito em uma saia midi.


Eu adoro saias com este tipo de comprimento!  Elas são práticas e, acima de tudo, super elegantes.  Para essa saia, eu não queria nada complicado: apenas uma saia com elástico na cintura e bolsos (algo fundamental para mim).


Foi quando eu me dei conta de que eu nunca havia escrito um post para a série Eu Não Sei Costurar sobre elásticos na cintura.  Minha primeira experiência com elásticos na cintura foi durante a costura de uma calça para mim. Mas como eu nunca havia aprendido a colocar elásticos na cintura, eu terminei com uma calça que não passava pelo meu quadril.


Naquele momento, eu percebi que para colocar elástico em uma peça, ela precisa passar pelo seu quadril!  Depois desse pequeno detalhe esclarecido na minha mente, colocar elásticos nunca mais foi um problema.


Para esse post, eu vou usar o molde base de saia como exemplo, mas podemos adaptar esse molde para calças e shorts.


O grande segredo na hora de criar um molde que levará elástico é pensar no quadril.  Por isso, no lugar de usar a medida de ¼ da cintura, nós usaremos a medida de ¼ do quadril.  Na hora de colocarmos o elástico na peça, basta verificarmos o seu tamanho, usando-o como medida (basta colocar o elástico em volta da cintura e se certificar que ele passe tranquilamente pelo quadril).


Para ficar mais fácil de entender, observe o desenho do molde base de saia.


Molde de saia com elástico na cintura
Molde Base de Saia com Cintura + Pence



Como fazer molde de saia com elástico na cintura
Molde Base de Saia com elástico na cintura


Como podemos observar,
este tipo de saia fica um pouco mais “quadrada” e com um leve franzido. Por isso, prefiram usar tecidos mais leves e que tenham caimento.


Quando eu terminar a minha saia, eu venho mostrar para vocês como ela ficou.


Quem se aventurar a costurar sua saia com elástico na cintura, não deixe de me contar =)


Até a próxima e uma ótima semana para todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...