quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Costurinhas - última costura de 2016 - vestido com estilo retrô.


O primeiro post do ano!

Eu espero que todos tenham tido um ótimo finalzinho de 2016 e que possamos dar Boas-vindas ao ano que começa =)

Para o primeiro post do ano, eu decidi falar um pouquinho da minha última costura de 2016: um vestido com um leve ar retrô e uma linda estampa de gatinhos.  Este vestido se tornou uma das minhas peças favoritas por três motivos: pelo simpático tecido, pelo modelo e por todo o processo de costurá-lo.

A história dele começou em outubro, quando eu fui comprar material para uma encomenda e avistei o tecido na loja. Não resisti ao tricoline 100% algodão com estampa de gatinhos! Além de ter adorado a estampa, eu gostei muito do fundo azul marinho, uma das minhas cores favoritas. Apesar de ter adorado o tecido, eu não sabia ao certo no que ele se transformaria, e por isso eu o deixei guardado até encontrar a peça ideal para ele.

De outubro para novembro, entre uma encomenda e outra, eu comecei a pensar por qual motivo eu nunca costurava certas peças. Você sabe aquele modelo que você adora, mas sempre arruma uma desculpa para não costurá-lo? Este pensamento ficou na minha mente por dias e foi quando eu me dei conta de que eu sempre costurava para mim modelos que eu sabia fazer facilmente. Foi então que eu lancei um desafio para mim mesma: costurar uma peça que eu adorasse mas sempre arrumava uma desculpa para fazê-la, e foi assim que surgiu a idéia para este vestido.


Eu adoro peças que remetem ao estilo retrô. Peças com golas, botões, pequenos detalhes feitos à mão, cintura mais alta, etc. Foi quando eu decidi fazer um vestido neste estilo: bem ajustado na parte de cima, na altura do joelho, com um decote diferente e alças. Um vestido bem diferente da silhueta mais larguinha e ajustada com elástico na cintura que eu costumo costurar para mim.


Eu levei quase dois meses para terminar a confecção do vestido, mas tudo foi feito com muita calma.  Eu intercalei a costura do vestido com outros projetos e afazeres, o que no final acabou funcionando muito bem.  A parte mais trabalhosa do vestido foi fazer todas as pences na parte de cima. No total foram seis pences e muitas provas até tudo ficar bem certinho. O decote foi outro detalhe importante: A princípio, ele seria reto, mas acabei franzindo o tecido, dando este detalhe que fez toda a diferença. Para finalizar, eu coloquei um zíper invisível na parte de trás, e como eu não poderia deixar um vestido meu sem bolsos, acrescentei bolsos embutidos.

Este é o resultado!

O mais bacana ao terminar este vestido foi perceber o quanto nós nos apegamos a certas técnicas e esquecemos de nos arriscar a fazer coisas diferentes. Para 2017, eu pretendo me arriscar mais nas minhas costuras e fazer peças que eu adore, mesmo que elas demorem um pouquinho mais de tempo para serem feitas =)

Então? Qual o seu desafio craft para 2017 ?!

Um feliz 2017!

Até a próxima,

Thaís


Ps: Eu responderei todos os e-mails e comentários que ainda não foram respondidos nos próximos dias =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...