quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Como aprender algo novo?

Quem acompanha o blog há mais tempo, já deve ter reparado que aos poucos os assuntos dos posts começaram a mudar.

No início, o Landscape falava apenas sobre moldes e costura (foi nesta época que surgiu a série Eu Não Sei Costurar), depois, os posts sobre crafts e tutoriais se tornaram bem importantes no dia a dia do blog. Hoje, temas como desenho e ilustrações começaram a surgir por aqui.

Apesar da costura e do craft serem parte do meu dia, hoje todo o universo do desenho se tornou algo muito importante para mim! Isso tudo mostra o quanto nós mudamos com o passar do tempo e como é bacana perceber que nós sempre podemos aprender algo novo!

Eu sempre fui uma pessoa “faça você mesmo”. Por isso, eu sempre procuro aprender algo novo através de pesquisa, leituras e muita tentativa e erro. No post de hoje, eu listarei  5 coisas que me ajudam a aprender algo novo e que podem ajudá-los na hora de aprenderem algo novo também!

Eu espero que vocês gostem!



Não tenha medo de começar.

Não importa se você quer aprender a cozinhar, a costurar, a desenhar ou a falar chinês, o importante é dar o primeiro passo e começar a fazer algo novo! Independente do resultado, o primeiro passo já foi feito e isso é o mais importante.



Se inspire.

Busque imagens, fotos, textos e qualquer coisa que esteja relacionada àquilo que você está aprendendo. Isso é uma ótima forma de se manter motivado a aprender algo novo. Eu gosto de colocar imagens sobre o que estou aprendendo no mural acima da minha mesa. No momento, o meu mural está cheio dos meus desenhos e rascunhos. Ao vê-los todos os dias, eu me animo a continuar praticando a minha nova atividade.



Pratique bastante, mas também pesquise (livros, artigos, revistas, sites, blogs ou cursos).

Quando eu comecei a aprender a costurar, no início eu costurava muita coisa sem saber ao certo como fazer. Mas naquele momento, o importante era praticar, aprender a usar a máquina de costura e me sentir motivada a continuar. Mas com o tempo, a necessidade de pesquisar e estudar mais sobre o assunto se tornou muito importante.  A teoria é muito importante, mas ao primeiro momento, ela pode nos assustar um pouco e nos desmotivar.

Por isso, na hora de aprender algo novo, para mim, o importante é praticar bastante no início, para se manter motivado, e pesquisar e estudar mais sobre o assunto em um momento futuro.



Não desista.

Depois da fase de animação, é muito comum a gente desanimar e desistir de aprender algo novo.  Mesmo isso sendo bem comum, a gente deve persistir. Se você teve vontade de aprender aquilo, com certeza essa nova atividade é no mínimo importante para você. Em momentos de desânimo, eu volto ao básico e pratico, sem me preocupar se eu terei um bom resultado ou não.

Dê tempo ao tempo e divirta-se!

Aprender algo novo, independente do que seja, é um desafio! E quando você está disposto a enfrentar este novo desafio, ele deve ser empolgante. Lembre-se de dar tempo ao tempo. Aprender algo deve ser divertido e não algo massante, por isso, não se cobre demais. Faça aos poucos e constantemente. Alegre-se com os resultados bons e com os resultados ruins também, pois eles não mostram que você falhou, mas sim que você percorreu mais um passo para seguir o seu objetivo!

Então? Alguém tem mais alguma dica de como aprender algo novo?

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...