quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eu não sei costurar: como transformar uma ideia em vestido - parte 1

Eu não sei se isso acontece com todo mundo, mas quando eu comecei a aprender mais sobre costura, passei a “desmontar” todo tipo de peça de roupa que eu via pela frente!


Quando eu falo em “desmontar uma peça”, falo justamente em olhar aquele vestido na vitrine e imaginar quais os moldes que possivelmente foram usados nele.  Eu realmente acredito que com os moldes bases podemos costurar o que quisermos sem precisarmos necessariamente do molde daquela peça específica.


O Eu não sei costurar de hoje falará justamente sobre isso: Como transformar uma ideia em um vestido.  Para isso, nós pegaremos a ideia de um vestido que eu tenho que costurar para a minha tia e mostraremos todo esse processo aqui no Landscape.  Desde o desenho até a costura!


Este Eu não sei costurar será dividido em três partes: desenho, molde e costura. Neste post  falaremos sobre o desenho.


Quando eu falo em desenho, não falo necessariamente para pegarmos um papel e desenharmos um vestido.  Essa parte inicial serve para decidir o que iremos costurar: qual tipo de vestido, qual tipo de tecido, qual linha e aviamentos usar.  Para isso, não precisamos desenhar se não quisermos, porém, podemos utilizar fotos como inspiração, separar todas essas ideias e então definir como será a nossa peça.

Para o vestido da minha tia, ela só me disse duas coisas: “eu quero que ele tenha manga cigana e que ele seja confortável” (que para a minha tia, significa uma peça de roupa que não seja muito justa). Baseada nisso, olhei algumas fotos e, conhecendo-a bem, eu desenhei um rascunho para o vestido.


como transformar uma ideia em vestido
Rascunho do vestido



Depois do desenho do vestido decidido, tudo o que precisamos fazer é “desmontar a peça”! Nesse caso, usaremos para a parte de cima o molde base de manga cigana, e para a parte de baixo o molde de vestido reto.


Mais exemplos?


Encontrei essa foto com vários vestidos bonitinhos para mostrar como podemos costurar qualquer coisa com moldes bases!


como transformar uma ideia em vestido
Imagem: Google



1 - Molde base de vestido com saia evasê ou godê (eu ainda não falei sobre saia godê aqui no blog, mas esse tipo de molde de saia já está na fila dos próximos posts);
2 - Molde base para vestido com saia evasê e mangas;
3 - Molde base para vestido com gola laço e mangas;
4 - Molde base de camisa com manga japonesa ampliado para vestido;
5 - Molde base de vestido com saia semi-evasê;
6 - Molde base de vestido com saia semi-evasê e gola;
7 - Molde base de vestido;
8 - Molde base de vestido com saia godê e gola;
9 - Molde base de vestido com mangas;

Nós podemos até pensar: mas esse babado ... ?  E aquele detalhe?  Como o nome já diz, são detalhes. Detalhes que, aos poucos, aprenderemos a colocar nas nossas peças, conforme adquirirmos confiança em costurar.

Às vezes, costurar pode assustar, mas é só praticar mesmo.  Como andar de bicicleta, se cair uma vez, é só tentar de novo ;)

Espero que esse post tenha conseguido mostrar um pouquinho que, com os moldes bases, podemos sim costurar aquele vestido lindo que vimos naquela foto da revista ou na vitrine da sua loja favorita!

Até a próxima,
Thaís Melo

2 comentários:

  1. Boa Noite querida,antes de tudo gostaria de parabenizar o site que está lindo e muito interessante, sou nova na costura e adotei o site como alicerce! rsrs... Gostaria de saber qual o nome da gola do vestido de numero 8.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tayna! Tudo bem?!

      Seja muito bem-vinda! Eu fico super feliz em saber que o blog está ajudando você nas suas costuras!

      Sobre a sua pergunta, existem basicamente 3 tipos de gola: gola deitada, gola alta e gola levantada. Pela foto, esse tipo de gola seria uma gola deitada em um decote V. Mesmo tendo um desenho diferente, ela seria costurada da mesma forma que se costura uma gola deitada.

      Como eu ainda não falei sobre o assunto aqui no Landscape, eu escreverei um post em breve que explicará melhor os diferentes tipo tipos de gola.

      Obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...