sexta-feira, 12 de julho de 2019

Costurinhas - Saia vintage que virou saia Midi.

Como reciclar roupas antigas

Eu adoro transformar coisas e isso não é nenhuma novidade.  Por isso, pegar uma saia dos anos 80 e transformá-la numa saia midi de cintura alta foi um processo bastante divertido!

Como reciclar roupas antigas

Quando eu ganhei a saia, logo no primeiro momento, eu já notei diversos detalhes que eu não gostei: o cós muito fino feito com viés do tecido, o comprimento da saia, a fenda na parte das costas, a etiqueta grande e, por fim, os passadores largos. Além desses pequenos detalhes, havia duas manchas amareladas de guardado que poderiam não sair da peça.

Como reciclar roupas antigas

Apesar de tudo isso, a saia tinha potencial!  A abertura na parte da frente com botões é algo que eu adoro em saias, além de muitos bolsos, e ainda por cima o jeans estava em ótimo estado (sem puídos ou desgastes do tempo).  Tudo o que a saia precisava era de um pouco de atenção e mão de obra!

A primeira coisa que eu fiz foi todo o trabalho de costura.  Eu cortei a saia na altura da fenda na parte de trás. Depois, eu descosturei todo o cós original, tirei a etiqueta e fiz duas pences (a saia estava um pouco larga na minha cintura) na parte das costas.  

Com o tecido retirado da saia, eu fiz um novo cós com entretela para dar mais estrutura. Apesar de não ter gostado dos passantes originais da saia, eu decidi por não removê-los.  Eles estavam muito bem costurados na peça e, ao tentar descosturá-los, eu fiquei com medo de danificar o tecido. Com o novo cós, os passantes passaram a ser um detalhe a mais na saia e eu passei a simpatizar com a presença deles =)

Como reciclar roupas antigas

Depois da bainha pronta, eu tentei remover as manchas de guardado sem sucesso. O próximo passo foi tingir a peça.  A cor escolhida foi o preto e este é o resultado final!

Eu demorei cerca de três dias para terminar a saia. No primeiro dia eu cortei e descosturei toda a peça.  No segundo eu fiz todas as costuras e no terceiro dia eu fiz o tingimento. O mais legal desses projetos de renovação é aprender a olhar para aquilo que temos e enxergar além.  Muitas vezes, aquela peça está com alguma mancha, ou não tem mais o corte que nós gostamos, mas com um pouco de atenção e criatividade, uma peça antiga se renova e está pronta para viver novas histórias.
Como reciclar roupas antigas

Então? Quem se anima a renovar peças antigas?

Até a próxima,

Thaís 

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...