quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Eu Não Sei Costurar: Como fazer bolso embutido

Como fazer bolso embutido


Hoje nós falaremos um pouquinho sobre o bolso embutido. Eu tenho utilizado bastante este tipo de bolso nas minhas costuras e tenho gostado muito do resultado.

Segundo O Grande Livro da Costura, existem três tipos de bolso embutido: bolso embutido com fundura inteira, bolso embutido com fundura postiça e bolso embutido com fundura postiça e vista seguida. O que eu estou acostumada a fazer é o bolso embutido com fundura postiça. Particularmente, eu acho este tipo de bolso mais simples de ser feito pelo fato dele ser moldado separado do restante do molde. Como eu costumo lembrar nos posts da série Eu Não Sei Costurar, existem inúmeras maneiras de se fazer um molde, assim como costurá-los, e isto serve também para os bolsos. Por isso, se alguém conhecer outra forma de fazer este tipo de bolso, não deixe de compartilhar nos comentários!

Como eu já comentei, o bolso embutido com fundura postiça é aquele bolso que é moldado separado da peça de roupa, ou seja, ele é moldado à parte do restante da peça.  Como eu tenho usado bastante este tipo de bolso, eu fiz um molde base para ele, e assim, eu posso usar esse mesmo molde de bolso em diversas roupas diferentes.

Para fazer o meu molde base de bolso embutido, eu utilizei a minha régua para cavas e decotes como base.  Como eu não encontrei uma medida exata para fazer o molde para este tipo de bolso, você pode moldar o seu de acordo com as suas necessidades. Para facilitar a compreensão, basta observar as fotos abaixo.


Como fazer bolso embutido


Você não possui uma régua de cavas e decotes? Não tem problema! Existe um molde das duas réguas que eu uso na costura disponível para download.

Depois do molde pronto, nós riscaremos e cortaremos os nossos bolsos no tecido. Nós precisaremos de duas abinhas para cada bolso.

Dicas: Se a peça que você fizer for de um tecido mais grosso, utilize um tecido mais suave para fazer os bolsos. Desta forma, eles não marcarão na roupa quando tudo estiver pronto.


Como fazer bolso embutido


Como fazer bolso embutido
Zig-Zag


Agora nós prenderemos uma das abas na lateral da peça com a ajuda de alfinetes e em seguida passaremos o zig-zag em toda a lateral.  Nós repetiremos o mesmo processo nos dois lados da peça.


Como fazer bolso embutido


Como fazer bolso embutido
Costura Reta



Depois das abas do bolso estarem presas à peça, nós abriremos a costura com o ferro de passar e, em seguida, passaremos uma costura reta no lado avesso da peça, apenas na parte correspondente ao bolso.  Não se esqueça de repetir este processo nos dois lados.


Como fazer bolso embutido



Como fazer bolso embutido
Zig-Zag + Costura Reta


Com os dois lados da peça prontos, nós juntaremos as abas com alfinetes para formar o bolso. Pelo lado avesso, nós passaremos o zig-zag em volta de todo o bolso e passaremos a costura reta ao redor do zig-zag, para dar acabamento.


Como fazer bolso embutido



Neste ponto, já podemos observar o nosso bolso embutido! Para terminar esta etapa da costura, basta deixarmos um espaço entre o cós (ou a cintura, no caso de um vestido) e a lateral da peça que será fechada. No meu caso, eu decidi pela medida de 17 cm, mas esta medida pode variar de acordo com a sua necessidade (para um bolso mais fundo, aumente esta medida; para um bolso mais raso, basta diminuí-la). Depois desta medida marcada, passe a costura reta na lateral de toda a peça e pronto! Você acabou de fazer o seu bolso embutido!

Apesar deste tutorial ter sido fotografado com uma calça, este tipo de bolso pode ser feito em saias, bermudas ou vestidos.  Aqui no Landscape, este tipo de bolso já apareceu em um vestido e na calça pantalona que ilustra este post.

Eu espero que vocês tenham gostado! Se alguém tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar através dos comentários ou pelo e-mail myownlandscapedreams@gmail.com.

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...