sexta-feira, 17 de março de 2017

Costurinhas: Bermuda com cintura alta


Eu me lembro até hoje do dia em que decidi que queria aprender a costurar.  Eu estava procurando uma calça jeans para comprar, no centro do Rio. Depois de várias lojas, eu estava chateada e frustrada, pois eu não achava nenhuma calça que realmente me agradasse. Naquele dia eu disse: “Eu vou aprender a costurar e costurar minhas próprias calças jeans!” Logo depois disso, eu comecei a fazer um curso de corte e costura e decidi escrever todos os moldes que eu aprendia em um blog, e assim surgiu o Landscape =)

Apesar de a calça jeans ser a grande responsável por eu querer aprender a costurar, até hoje, eu não costurei nenhuma. Calças são projetos que eu deixo para depois e desde o final do ano passado, eu tenho pensado muito sobre isso. Eu acredito que parte dessa procrastinação em costurar uma calça é justamente por ela ser mais difícil de fazer do que uma saia, por exemplo, e por isso, o projeto sempre foi adiado.  Mas como já comentei algumas vezes em alguns posts, esse ano, além de costurar com mais calma, eu quero costurar coisas que eu naturalmente evito costurar e assim surgiu a bermuda que ilustra o post de hoje.

Costurar essa bermuda foi um grande aprendizado! Primeiramente, ela deveria ter sido uma calça, mas depois de um erro meu na hora de comprar o tecido, tive que transformá-la em uma bermuda.  



Eu comprei um metro de sarja para fazer a calça com 1,50 de largura. Sinceramente, eu achei que seria mais do que o suficiente, mas na hora de cortar o tecido, faltou tecido para todos os acabamentos (bolsos e cós). Como eu havia comprado o tecido há muito tempo, não tinha como eu voltar à loja e comprar outro pedaço do mesmo pano. A minha solução foi usar os tecidos das pernas da calça para os detalhes e terminar o projeto com uma bermuda. Mas mesmo usando este artifício, eu tive que emendar o tecido para costurar o cós.

Depois disso tudo, eu ainda tive outro probleminha: o corte do molde. O modelo da calça  deveria ser mais ajustada do que uma bermuda, e o resultado final acabou sendo uma bermuda um pouco mais justa do que eu gostaria. Além disso, eu percebi que preciso praticar mais o zíper com aba, normalmente usado em calças e bermudas.

Mas apesar de todos os problemas, ter a bermuda pronta, sinceramente, foi uma grande vitória! Durante todo o processo, teve momentos que eu só pensei em deixar tudo para lá, mas fiquei feliz de ter continuado. O que eu mais aprendi durante esse projeto foi que não existem peças mais difíceis do que outras, mas sim peças que não estamos acostumados a costurar. Se não praticarmos, elas serão sempre vistas por nós como as peças difíceis. Eu acredito que isso sirva para muitas outras coisas no nosso dia-a-dia.




O Costurinhas de hoje deixa duas dicas importantes: Invista um tempo em projetos que você não faz por achar muito difícil. O mais importante é ter em mente que se não deu certo na primeira vez, não desista, tente de novo =)

Sempre preste atenção na hora de comprar o tecido, para nunca comprar tecido de mais ou de menos.

Vamos colocar nossos projetos crafts mais difíceis em andamento?

Até a próxima e um ótimo final de semana para todos!

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...