quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como envelhecer tecidos com café



Nas últimas semanas, eu tenho trabalhado bastante em novos bordados, e para este novo projeto eu senti a imensa vontade de envelhecer tecidos!

Como eu já tinha lido em alguns lugares que uma das melhoras formas de envelhecer papel era com o auxílio de café, eu decidi testar a mesma técnica com retalhos de tecidos.

Tecido envelhecido com café


Eu costumo fazer café todos os dias, forte e sem açúcar, e foi com ele que eu testei envelhecer os meus primeiros retalhos. Coloquei o café ainda morninho em uma vasilha e mergulhei os retalhos no café. Eles ficaram de molho por cerca de oito horas. Depois, eu os coloquei para secar, sem tirar o excesso de café, sobre uma folha de papel toalha. Depois de secos, os retalhos de tecido novos ficaram levemente amarelados, dando um ar antigo ao tecido! Eu não poderia ter ficado mais feliz com o resultado =)

Bordado envelhecido com café

Eu acredito que quanto mais tempo o tecido ficar no café, mais amarelado ele ficará. Por isso, na hora de envelhecer um tecido, não esqueça de pensar no tempo em que ele ficará de molho. Como eu utilizei tecidos 100% algodão, não sei dizer como esse tipo de tingimento reagiria em tecidos de outras composições.

Está pensando em dar um ar vintage ao seu próximo projeto craft? Basta usar café!

Mais alguém sabe alguma técnica para envelhecer tecidos?

Até a próxima,

Thaís

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...