sexta-feira, 15 de novembro de 2013

5 dicas para você costurar de maneira mais fácil e muito melhor.



Depois de algumas costuras problemáticas que já passaram pela minha máquina de costura, eu acabei percebendo que se eu seguir algumas regrinhas, a minha costura se torna muito mais tranquila e sem erros.

Superar erros é muito bacana, mas às vezes, quando você tem um prazo para entregar a peça, ou até mesmo várias costuras para fazer, esse errinho torna-se uma grande dor de cabeça!  Por isso, eu tenho seguido algumas regrinhas na hora de costurar e tenho notado uma grande melhora, principalmente no quesito “errinhos a serem superados”!

Então?!  Vamos às dicas?!

1- Risque todo o molde de uma única vez.  
Quando a peça a ser costurada tem muitos detalhes, um molde apenas não é o suficiente.  Por isso, mesmo que a peça tenhas vários moldes, sempre risque-os todos de uma única vez.  Se você fizer um casaco, por exemplo, você precisará do molde do corpo do casaco, molde da gola, molde das mangas e, supostamente, molde dos bolsos do casaco.  Quando riscamos todos os moldes da mesma peça de uma única vez, nós conseguimos visualizar melhor o molde, e o seu risco  fica muito mais bem feito.  Falo isso por experiência própria.

2- Risque no tecido e corte todas as partes de uma única vez.
Quando eu comecei a costurar, eu tinha o péssimo hábito de cortar apenas a parte que eu iria costurar naquela hora.  Hoje eu percebo que essa não é a melhor forma de começar a costurar uma peça.  Quando não cortamos todas as partes do tecido de uma única vez, nós podemos desperdiçar tecido, pois não estamos observando a peça como um todo.  E se o tecido for estampado ou contiver uma padronagem, nós simplesmente podemos perder o sentido certo e a peça pode ficar com partes do tecido de cabeça para baixo ou fora do sentido correto.

3- Molde riscado e tecido cortado, está na hora de chulear tudo.
Chulear à mão, overlock, ou apenas passar uma costura zig-zag nas partes do tecido. Independente do método de acabamento que você use,  fazer isso em todas as partes fará toda a diferença na hora que você costurar!  O seu trabalho ficará muito mais fácil e o acabamento bem mais bonito.  Por isso, não deixe para fazer o acabamento depois de ter a peça pronta e montada, faça isso em primeiro lugar,sempre!

4- Detalhes devem ser colocados antes de fechar a peça.
Você está costurando uma blusa e ela tem uma bela renda na parte da frente?!  A hora de costurar a renda é antes de unir os ombros da blusa.  Assim, fica muito mais fácil de costurar e a peça fica mais bem acabada!

5- Coloque sua música favorita e divirta-se!
Uma das melhores coisas para se fazer ao mesmo tempo que costura é escutar a sua música favorita e se divertir!  Porque costurar tem que ser divertido, não se esqueçam disso!

Espero que tenham gostado dessas dicas e que elas ajudem vocês como têm me ajudado!

E se por acaso alguma coisa não sair como você esperava, não se preocupe!  Desmanche, sorria e comece tudo de novo!

Até a próxima,

Thaís Melo

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...