sexta-feira, 6 de julho de 2012

Faça você mesmo: capa de tecido para caneca.

Tutorial de capa de tecido
Capinha para caneca!

Chegou o inverno!  E para homenagear a minha estação favorita do ano, o Vamos costurar de hoje combina muito bem com os dias mais frios: capinha de tecido para caneca!

Eu adoro capinhas para canecas!  Elas deixam qualquer caneca do dia-a-dia muito mais charmosa e divertida!  Essa capinha foi super simples de fazer. Eu demorei cerca de 20 minutos para concretizar o projeto e nós podemos utilizar materiais que já temos em casa.

Então, vamos ao tutorial?!
Material:

um retângulo de 16 cm x 48 cm de tecido;
duas fitas com 12 cm de comprimento;
tesoura de picotar;
máquina de costura.

OBS:

Antes de começar a fazer a sua capinha, certifique-se do tamanho da sua caneca.  As medidas que eu utilizei serviram muito bem para os diferentes tamanhos de canecas que eu tenho aqui em casa.  Mas se você quiser uma capinha sob medida para a sua caneca, lembre-se de medi-la e adaptar o tutorial a essas medidas.

Como eu faço para adaptar o tamanho da minha caneca ao tutorial?

É bem simples!  Com a fita métrica, meça a largura e o comprimento da sua caneca;  em seguida, multiplique esses valores por 2 e depois some mais 2 centímetros a cada valor, por exemplo: a minha caneca tem 7 cm de altura e sua circunferência é de 23 centímetros; eu multipliquei os dois valores por 2: (7 x 2 = 14  e 13 x 2 = 46) e depois somei mais 2 cm a cada medida: (14 +2  = 16 e 46 + 2 = 48).  Foi assim que eu cheguei à medida do tecido!


Separe o retângulo de tecido.
Depois que o retângulo estiver cortado, iremos dobrá-lo ao meio e passá-lo com o ferro de passar roupa.
Tutorial capa de tecido
Observem a marca feita com o ferro de passar. 

Com a tesoura de picotar, corte as pontas das fitas.  Dessa forma, não ficará desfiando.
Tutorial capa de tecido

Agora, com a frente do tecido virada para você, marque os dois lados do meio da metade do retângulo que fica abaixo da marcação feita com o ferro de passar.

Tutorial capa de tecido
Esta marcação é feita na parte abaixo da linha feita com o ferro de passar.

Prenda as fitas com alfinete, uma de cada lado, seguindo essa marcação.
Tutorial capa de tecido
As fitas são colocadas na parte interna do retângulo de tecido.

Tutorial capa de tecido

Dobre o tecido novamente ao meio e costure as laterais abertas.  Não se esqueça de deixar um espaço sem costura para podermos virar o tecido.
Tutorial capa de tecido
A linha pontilhada marca o local da costura.

Com a costura pronta, nós cortaremos a pontinha da costura com a tesoura. Vire a costura.  Já conseguimos ver como ficará a nossa capinha!
Tutorial capa de tecido
Não se esqueça de cortar a pontinha do tecido!

Tutorial capa de tecido

Antes de fazer a costura que fechará o espaço que ficou aberto, passe a capinha mais uma vez com o ferro de passar.  
Tutorial capa de tecido

Depois da peça passada,faça uma costura reta ou decorativa e, se preferir, em volta de toda a peça.
Tutorial capa de tecido
Eu adorei o laço!!

Pronto!  Sua capinha de caneca está pronta para ser usada!

Espero que tenham gostado do Vamos costurar de hoje!

Até a próxima,
Thaís Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...