quarta-feira, 25 de abril de 2012

SOS: máquina de costura - colocando a linha.

Quando eu comecei a pensar no post de hoje, eu confesso que achei que escreveria sobre os diferentes tipos de ponto que podemos fazer observando uma máquina de costura e seus acessórios. Mas, ao folhear o manual de instruções da minha máquina, acabei lembrando de algo que eu fazia errado sem perceber: eu colocava a linha na minha máquina de maneira incorreta!  Por esse motivo, o SOS de hoje falará justamente sobre isso!

Então?  Você tem certeza de que coloca a linha direitinho na sua máquina? Eu achava que sim, até reler o manual de instrução e perceber que eu esquecia de passar a linha por um ganchinho perto da agulha!

Por mais bobo que possa parecer, passar a linha por toda a máquina é super importante! Além de deixar a costura das suas peças muito mais bem feita, esse simples gesto garantirá também que a vida da sua máquina seja bem mais duradoura e feliz!

Como fazer para colocarmos a linha de maneira correta na máquina?  O primeiro passo é observar a sua máquina de costura. O manual de instrução pode ajudar bastante nesse processo. Em seguida, sem medo de errar, passe a linha por todas as partes da máquina.

Para ajudar nesse processo, eu tirei algumas fotos de como eu coloco a linha na minha máquina de costura.

Coloque o carretel de linha na máquina.  Se for um carretel pequeno, não esqueça de prendê-lo com o prendedor de retrós de linha.


Observe que a linha passa pelo prendedor.

Prendedor de retrós de linha.



Passe a linha pelo “guia-fio”. O importante nesse passo é deixar a linha bem esticada.





Agora vamos passar a linha pela primeira pecinha de metal.  Aqui a linha passa primeiro por baixo da peça e depois pelo seu corte.




Primeiro a linha passa por baixo da peça.

Em seguida a linha passa pelo corte da peça.




Observem as setas na própria máquina



Agora a linha passará pela segunda pecinha de metal, que é a que se movimenta ao mexermos na máquina.





Com a linha bem esticada, iremos passá-la primeiro em volta de uma molinha que fica abaixo do discos tensores, e em seguida por um ganchinho que fica bem perto da agulha.







Agora é só colocar a linha na agulha e pronto! Linha no lugar e máquina pronta para entrar em ação!

Espero que tenham gostado!
Até a próxima,

Thaís Melo

Ps: Até hoje eu só costurei em máquinas Singer, onde a diferença de uma para outra é bem sutil.

4 comentários:

  1. Parece algo tão simples... mas este post foi muito útil pra mim!! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Agda! Tudo bem?!

      Ah! Eu fico feliz em saber que esse post foi útil para você!

      Obrigada pela sua visita =)

      Bjs!

      Excluir
  2. Olá,gostaria de pedir e de sugerir que vc fizesse um video explicando mais sobre esse assunto e principalmente sobre passar a agulha no final e fazer o laço,cortar,etc...Obg e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dondoca Rosa! Tudo bem?!

      No momento eu não tenho como fazer vídeos para o Landscape, mas sua sugestão está anotada!

      O que exatamente você não entendeu? Se quiser, posso tentar explicar de uma outra forma.

      Obrigada pela visita e se tiver qualquer outra dúvida, é só me falar!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...