quarta-feira, 18 de abril de 2012

SOS: máquina de costura - Conheça a sua máquina de costura


A ideia do post de hoje surgiu através de um pedido que eu recebi pelos comentários! A Luciana me pediu para falar um pouquinho sobre como usar os acessórios da minha máquina de costura, que é igual a dela! Além de achar a idéia bem bacana, eu achei que esse assunto poderia render um post bem interessante.

Quando eu comecei a costurar, para mim, acessórios de uma máquina de costura eram linhas diferentes e tesoura!  Mas, com o tempo, nós acabamos percebendo que existe uma quantidade enorme de aparatos que podem ser usados em nossas máquinas!  Então, imaginem a minha surpresa quando eu abri a embalagem da minha máquina de costura nova e encontrei várias pecinhas diferentes?!

Para quem não está acostumado com todos esses recursos de uma máquina de costura, eu recomendo duas alternativas: fazer do manual de instrução o seu melhor amigo - somente ele vai dizer o que fazer com cada pecinha sem correr o risco de quebrar a sua máquina - e, em segundo lugar, testar cada pecinha nova antes de usá-la na sua costura. Dessa forma podemos nos divertir com os diversos recursos diferentes das nossas máquinas sem corrermos o risco de estragarmos as nossas costuras ;)

Pensando na melhor maneira de falar dessas peças aqui no Landscape, eu decidi dividir esse assunto em partes. Somente dessa forma eu poderia falar direitinho de cada peça e mostrar todos os recursos sem esquecer nenhum detalhe.

A minha máquina de costura é uma Singer modelo Facilita e está comigo há mais ou menos nove meses. Antes dela eu costurava na máquina antiga da minha avó, uma Singer Zig-zag.  O que mais me chamou a atenção nessa máquina foram os diferentes tipos de sapatilhas para os diferentes tipos de pontos!  No total são cinco sapatilhas diferentes e cada uma tem a sua função: caseado, uso geral, bainha invisível, zíper e pregar botões.  Além disso, a máquina ainda oferece a opção de fazer bordado!   

Temos muito o que conversar sobre esses acessórios! Mas se o seu modelo de máquina é diferente do meu, não desanime!  Garanto que a sua máquina deve ter acessórios semelhantes, além do fato de que algumas dicas podem ser usadas independentes da marca e do modelo da máquina de costura.

Então, até o próximo SOS!!

Thaís Melo

4 comentários:

  1. gostaria de saber aonde mecho na maquina singer facilita plus para fazer o ponto de acabamento em roupas ou orveloque por favor se souber mande para o meu imail que é alicedamasio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice! Tudo bem?

      O sua dúvida é sobre como fazer o ponto zig-zag na sua máquina?

      Se a sua dúvida for essa, basta você colocar o marcador de pontos no desenho de zig-zag e o botão que determina o tamanho do ponto (botão redondo do lado direito da máquina, com uma numeração de 1 a 5) no número 1. Pronto! Você já pode fazer o zig-zag!

      Para a sua máquina voltar a fazer a costura reta, basta colocar o marcador de pontos no desenho da costura reta e o botão que determina o tamanho do ponto no número 3.

      Espero ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida e eu puder ajudar, é só me falar!

      Bjs!

      Excluir
  2. A máquina da sua avó parece a da minha, só que a da minha avó é uma Precisa (tem configuração pra fazer caseado automático XD), prima da Zig-Zag...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Eu não sabia disso! Eu já costurei com uma máquina Precisa na época que eu fazia o curso de corte e costura. Elas são máquinas “robustas”, a da minha avó funciona direitinho até hoje.

      Bjs!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...