segunda-feira, 26 de março de 2012

Eu não sei costurar: como costurar uma gola

Eu recebi nos comentários uma dúvida sobre como colocar gola esporte em camisas.  Vou ser bem sincera, a primeira vez que eu coloquei uma gola esporte na vida foi um trabalho árduo!  Mas nada de desespero, rs!  Depois que você entende o processo fica bem mais simples!


Em quase um ano de costuras, o que eu mais pude observar é que na costura você precisa seguir uma certa ordem e quando entendemos essa ordem, nossas costuras ficam cada vez mais bonitas e mais fáceis também.  Para golas é a mesma coisa, se seguirmos um passo a passo direitinho e com calma, não tem como dar errado!

Eu não tinha nenhuma costura em andamento que levasse uma gola, então as fotos foram feitas a partir de uma simulação de gola (eu não fiz um molde para fazer esse passo a passo).  Acho que com fotos fica sempre bem mais fácil de entender o que está acontecendo.

O primeiro passo para fazer a gola é prepará-la.  Isso significa cortá-la e costurá-la, deixando-a prontinha somente para quando formos colocá-la na blusa.  Eu já falei um pouquinho sobre gola aqui, então, caso haja qualquer dúvida de como desenhá-la e moldá-la, esse post pode ajudar.
como costurar uma gola

como costurar uma gola

como costurar uma gola
Tecido dobrado com o lado avesso para cima

como costurar uma gola
Gola costurada.

como costurar uma gola
Cortando os "cantinhos" para um melhor acabamento.

como costurar uma gola
Gola pronta!!

Depois da gola pronta, vamos marcar o meio da gola e o meio da região da gola na camisa.  Para isso, basta dobrá-las ao meio e marcá-las com um alfinete.
como costurar uma gola

como costurar uma gola


Vamos prender a gola na camisa?!

Coloque a camisa do lado direito e prenda com alfinetes apenas a aba da gola que está próxima ao tecido da camisa a partir da marcação do meio.
como costurar uma gola
Lado direito do tecido com o lado direito da gola.

Agora vamos passar a costura somente nessa aba, deixando a abinha superior solta.
como costurar uma gola

como costurar uma gola
Lado avesso da costura.

Com a tesoura, vamos fazer mini picotes na região costurada.  Cuidado para não cortar além da costura, pois caso contrário podemos estragar a camisa (já aconteceu comigo, portanto, cuidado).
como costurar uma gola

Agora vamos arrematar a costura.  Como?  Usando a abinha da gola que sobrou!

Com a ajuda do ferro de passar, dobramos a beirada da abinha, prendemos a dobra com alfinetes e passamos a costura somente na área da gola.
como costurar uma gola
Abinha dobrada com a ajuda do ferro de passar.

como costurar uma gola

como costurar uma gola

Pronto!  Gola no lugar!

como costurar uma gola
Não esqueça de fazer a costura de arremate no final do processo ;)

Eu não sei costurar: como costurar uma gola
Mais detalhes da gola.

Qualquer dúvida ou sugestão é só falar comigo =)

Até a próxima,
Thaís Melo

Ps: Não sabe fazer molde base de blusas? Já falamos sobre isso aqui e aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...