segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nó + nó = Macramé


Eu estava lendo a minha listinha de blogs no Google Reader quando me deparei com um tutorial bem legal de um chaveiro feito em Macramé.


A primeira vez que eu escutei falar dessa técnica, eu ainda fazia aula de bordado com a amiga da minha avó.  Eu tenho uma tia, a tia Olga ,que contou-me uma vez que na sua juventude fazia muitos chinelos e cintos em Macramé, rs!  Quando eu perguntei como funcionava essa técnica, ele apenas me disse que era “ficar fazendo nós em um barbante”, rs!

Confesso que na época eu não me interessei muito em procurar mais sobre o assunto, mas depois que eu vi esse tutorial aqui, achei tão fácil de fazer que não resisti e fiz algumas tentativas!

A primeira pulseira que eu fiz foi essa preta com detalhes em miçangas.  Eu usei um fio que parece ser feito de algodão, 6 miçangas que lembram muito uma pedra e 2 argolas de metal, do tipo que usamos em bijuterias. Eu fiz como o tutorial ensinou e foi bem fácil de fazer!  A minha maior dificuldade foi conseguir calcular o tamanho da pulseira.  O meu pulso é super fininho, então, sempre me atrapalho na hora de decidir qual o melhor tamanho de pulseira para mim.

Na segunda pulseirinha eu usei o mesmo tipo de fio da primeira pulseira mas na cor verde água. Como eu queria uma pulseira mais delicada, decidi fazê-la somente com os nós e depois de pronta eu coloquei uma argola com uma medalhinha de metal! Para evitar problemas e dúvidas com relação ao tamanho, eu medi o meu pulso com a fita métrica e tudo ficou bem mais fácil.
Dicas: Como a técnica é baseada em fazer nós, ao apertamos muito cada nó a pulseira começa a ficar “torta”.  Para evitar que isso aconteça, eu utilizei alfinetes em uma almofada para prender toda a pulseira conforme ela foi tomando forma, sem esquecer de não fazer nós super apertados.  Dessa forma a pulseira ficou mais bonitinha e eu consegui terminá-la bem mais rápido ;)

Espero que tenham gostado da dica desse tutorial e até a próxima!
Thaís Melo

6 comentários:

  1. Obrigada, Pâmela!!

    Sua mãe deve fazer cada peça linda!

    Bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. quais fios eu posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?

      Como eu comentei no post, para as pulseiras que eu fiz, eu utilizei fios de algodão. Mas, você pode usar também fios encerados, linhas para bordar ou até mesmo barbantes coloridos!

      Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir
    2. onde encontro os fios e a medalinha?

      Excluir
    3. Oi!

      Você pode encontrar a medalinha e os fios de algodão em lojas especializadas em bijuterias, artesanatos ou em armarinhos.

      Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

      Bjs!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...