sábado, 30 de abril de 2011

Como fazer uma capinha de tecido para chá bordada.

Que tal deixar o seu chá com uma carinha mais craft?

Dia das Mães está chegando e eu já começo a pensar em algum projeto craft para fazer!  Acho sempre legal, deixar momentos comuns, um poquinho mais especiais.  Por isso, fiquei encantada quando eu vi essa  idéia: capinhas para o seu saquinho de chá!

Eu adoro chá.
  De qualquer tipo, a qualquer hora. Então logo quando vi aqui essas capinhas, resolvi fazer uma versão para colocar aqui no Landscape ;)  Achei uma idéia simpática para um café da manhã no domingo do Dias das Mães, além de bem fácil de fazer.

No blog creaturecomforts aonde eu vi esses saquinhos, eles eram feitos de feltro, mas como eu não tinha feltro em casa, resolvi fazer com tecido mesmo. 

Em um, eu utilizei um tecido que eu acho muito fofo, todo em motivos de fazenda.  E no outro eu fiz um bordadinho de flores, usando uma técnica chamada de rococó.  

Então, para quem ficou animado com o projeto,  montei um tutorial para mostrar a confecção dos saquinhos e também como se faz essa rosinha.


Tutorial: porta saquinho de chá de tecido.


Corte dois quadrados de tecido, medindo 8 cm X 8 cm (essa medida já está contado a costura)


Faça um zig-zag na parte do tecido que vai ficar virado para cima (observe o desenho do tecido na foto). Se preferir, pode utilizar a tesoura de picotar e se usar feltro ou algum outo tecido que não desfie, pule essa parte.


Juntes as duas partes.  Não esqueça que as extremidades com zig-zag devem ficar do mesmo lado.


Se o tecido for estampado, você vai colocar as frentes do tecido juntas, uma virada para outra.  Ou seja, vc vai costurar pelo avesso.  Isso é um detalhe importante, para depois que estiver tudo costurado, você não perceber que a frente ficou do lado avesso (já cansei de fazer isso e não é legal).


Agora é só costurar!  Sem esquecer que a parte com o zig-zag deve ficar não deve ser costurada.  Em seguida, passe zig-zag em volta do saquinho todo para não desfiar o tecido (ou use uma tesoura de picotar).


Agora é só desvirar e o saquinho está pronto!  Bem fácil não?!  Se você quiser, ainda pode acrescentar mais algum detalhe, como um lacinho por exemplo.  Ficaria bem bonito!


E para deixar mais bonitinho, cortei um pedacinho do tecido e colei no final do cordão do chá, aonde fica aquele papel com a marca do chá.  Então cortei, colei com cola branca mesmo e usei a tesoura de picotar para evitar que o tecido desfiasse e ainda deu um charme a mais.


Agora é só escolher o seu chá favorito!

E se você gostou e não tem máquina de costura, esse projeto é tão simples que dá para costurar à  mão!  Você pode usar o ponto corrido ou o ponto atrás para a costura reta da máquina e chulear ao invés do zig-zag.

Para esse post não ficar enorme, vou colocar o tutorial do bordado da flor no próximo post e espero que tenham gostado da idéia de deixar o Dia das Mães mais craft.

E para quem ficou curioso, tanto o porta-copos, como a capinha de caneca, ambas foram feitas em crochê.  Eu fiz tudo em ponto alto e usei barbante para fazer.  Eu não sou nenhum mestra do crochê, rs.  Mas o pouco que eu aprendi, foi no blog do Super-Ziper!  Quem não conhece, não deixe de passar por lá, pois tem muita coisa legal!  

Então, o tutorial para o porta-copo está aqui, o tutorial para a roupinha de caneca está aqui e se você não sabe fazer crochê, mas se interessou, pode dar uma olhadinha aqui e aqui.

Então é isso!  E até amanhã eu coloco o post com o tutorial do bordado!

Bom final de semana e até a próxima,
Thaís Melo












Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...