quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eu não sei costurar: como transformar uma idéia em vestido - parte 2

O post de hoje falará um pouquinho sobre a montagem do molde de um vestido que mistura dois tipos de moldes que já vimos aqui no Landscape: o molde base de blusa com manga cigana e o molde de saia.


Como já conversamos na primeira parte desse Eu não sei costurar, eu acredito que com os moldes bases nós podemos costurar qualquer peça, e esse vestido que estou costurando no momento é um bom exemplo para isso!


As fotos do post foram feitas a partir do molde em miniatura que, para mim, fica bem mais fácil de fotografar do que o molde no tamanho original. Esse detalhe, porém, não muda em nada a maneira como confeccionamos o molde.

Primeiro, desenhamos o molde base de blusa com manga cigana com as suas devidas medidas.  

como transformar uma ideia em vestido
Molde base de blusa com manga cigana


Depois do molde pronto, conferimos o tamanho total do comprimento do vestido. Com isso nós podemos saber exatamente quanto de comprimento do vestido ainda falta. Se eu quero, por exemplo, um vestido que tenha no total 100 cm de comprimento, ao desenhar a blusa eu usarei a medida de 40 cm de comprimento.  Isso significa que o restante do vestido,  neste caso, a saia, terá que ter 60 cm de comprimento.  Simples, não?




Resolvido o comprimento da nossa saia, faremos o retângulo referente ao molde da saia usando a linha final do molde de blusa.  Não podemos nos esquecer de aumentar essa linha para a medida referente a ¼ do quadril.  


como transformar uma ideia em vestido


Depois do novo retângulo pronto, terminaremos de desenhar o molde de saia normalmente.


Pronto!  Um molde de vestido com manga cigana e saia reta está prontinho para virar um vestido de verdade!


como transformar uma ideia em vestido
Molde pronto!

como transformar uma ideia em vestido
Molde pronto para virar vestido!

Vale lembrar que já falamos detalhadamente de todos esse moldes aqui no blog!


Quer fazer um vestido que não tenha mangas e tenha uma saia evasê?  Sem problemas!  O processo é o mesmo!  Comece o molde pela parte de cima (blusa) e em seguida faça o molde da parte de baixo (saia).

Na última parte deste Eu não seu costurar eu mostrarei o processo de costura do vestido!!

Até a próxima! Se alguém tiver qualquer dúvida, é só falar comigo :)

Thaís Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...