segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tecido plano x Malha.



A ideia para escrever esse post surgiu depois de uma sugestão que eu recebi nos comentários (sugestões são sempre bem-vindas!) para eu falar um pouco mais sobre moldes que usassem malhas.

Logo depois que eu terminei de ler o comentário surgiu-me uma grande dúvida: afinal de contas, existe diferença entre o molde para costurar malha e o molde para costurar tecido plano?

Como eu nunca fiz um curso específico para costurar malha, eu decidi procurar um pouquinho para descobrir se existe realmente alguma diferença entre os dois.  O que eu encontrei foi uma tabela de redução de medidas, ou seja, uma tabela que informa quanto nós devemos diminuir das nossas próprias medidas para podermos fazer o molde.  Baseado nisso, nós podemos pegar as nossas medidas, reduzí-las com relação a essa tabela e assim desenharmos nossos moldes como costumamos fazer aqui no Landscape.

Essa redução deve ser devido a natureza super elástica da malha, característica que os tecidos planos não costumam ter.  Eu já falei aqui sobre a posição e o corte da malha, que pode deformar de acordo com a maneira que a gente corta o tecido.

Eu já costurei malha “na cara e na coragem”, digamos assim, sem máquina com ponto próprio e gostei do resultado.  Mas é claro que é sempre bom fazermos tudo direitinho para que o resultado final fique o mais legal possível!

Então, acho que nas minhas próximas compras de tecido, se eu encontrar alguma malha bem legal, prometo fazer algumas experiências com essa tabelinha e colocá-las aqui no Landscape!

Este aqui é o link da tabelinha que eu encontrei no site Cortando & Costurando!

Quem tiver experiência com malha e quiser contar para gente, sinta-se a vontade! =)

Então é isso.
Até a próxima,
Thaís Melo

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...