quarta-feira, 13 de maio de 2015

Eu não sei costurar: molde base de roupas transpassadas

Dicas e truques de costura para iniciantes

Durante a última semana de abril, eu trabalhei na encomenda de um vestido para uma das pessoas mais simpáticas que eu já conheci!

O vestido seria transpassado e com uma saia estilo mullet (mais curta na frente e maior na parte de trás). Eu pensei, procurei um pouco sobre o molde e decidi aceitar o desafio!

Para mim, costurar é um desafio a cada peça! A cada roupa nova, são novas descobertas e muito aprendizado, tanto na confecção do molde quanto na hora de costurar. E este vestido não foi diferente. Aprendi a confeccionar um tipo de molde que eu não conhecia, além de ter aprendido um pouco mais sobre costura e acabamento!

Eu tive várias ideias de posts com o que eu aprendi com este vestido e hoje eu falarei do molde base para roupa transpassada! Eu já falei sobre roupas transpassadas em um post antigo do  Landscape, a partir de uma dúvida que eu recebi nos comentários, e naquela época, aquela foi a melhor solução que eu encontrei. Mas depois desse vestido, eu descobri uma maneira mais clara de fazer este tipo de molde!

Antes de falarmos sobre o molde, não se esqueçam de que existem maneiras diferentes de se fazer o mesmo molde! O molde de hoje foi resultado dos moldes base que eu já conheço e muito teste. Se você conhecer outra forma de fazer uma roupa transpassada, seu comentário será muito bem-vindo!

Basicamente, para fazer qualquer roupa transpassada você precisa dobrar o molde. Eu sei que parece óbvio, mas eu não conseguia entender muito bem como isso funcionava. Depois de testar bastante, é apenas isso! O mais bacana é que essa “regrinha” vale tanto para blusas, quanto para saias e vestidos!

Além de montar um passo a passo, eu fiz um esquema desenhado para ficar mais fácil de entender. E o melhor de tudo é que ele está disponível para download!

Para descrever o passo a passo, eu falarei do molde base de blusa, mas este passo a passo pode ser feito com molde base de saia ou vestido também!

1 - Dobre o papel de risco ao meio;


2 - A partir do meio do papel, faça as margens para o molde (o molde base de blusa precisa de margens de 2 cm);


3 - Depois das margens prontas, faça o molde normalmente;


4 - Com o molde pronto, abra a folha de papel. Agora você fará o molde novamente do outro lado do papel! Será um molde espelhado;


Dica: Você pode usar carbono para não ter que fazer o mesmo molde duas vezes, mas eu; particularmente, prefiro riscá-lo de novo.


5 - Com o molde base riscado e espelhado, é hora de fazer as alterações! A partir da linha que marca o início do ombro, com a ajuda da régua, faça uma linha até a outra extremidade do molde espelhado. Pronto, está ai o seu transpasse!


Você pode repetir o mesmo processo em saias e vestidos! Só não esqueça que qualquer alteração deve ser feita com base no molde base, seja ele molde base de saia, blusa ou vestido!

Espero que tenham gostado! Se você ficou com alguma dúvida, escreva para mim: myownlandscapedreams@gmail.com!

Até a próxima,

Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...