segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5 dicas para arrumar tecidos

No final de semana, eu aproveitei para fazer uma boa arrumação na minha gaveta de tecidos.  Por mais que eu tente deixar tudo organizado, a necessidade de fazer uma boa faxina na minha gaveta parece ser constante, rs!  

Quando eu comecei a costurar, eu separava os meus tecidos da seguinte forma: tecidos inteiros e retalhos.  Mas atualmente, esse método não estava mais dando certo para mim.  O resultado foi uma gaveta de tecidos confusa e que não estava sendo nem um pouco funcional :(  

Por isso, eu decidi separar os meus tecidos da seguinte forma:  por tipo, cores e tamanhos.  Pode parecer muita coisa, mas depois de duas horas de trabalho, a minha gaveta ficou super organizada e eu super feliz com o resultado!

Eu acho que organização e arrumação são questões muito pessoais.  Cada pessoa conhece melhor do que ninguém as suas necessidades, desejos e desafios, mas algumas dicas, pelo menos para mim, são sempre bem-vindas, rs!  Por isso, decidi fazer esse post!

Aqui estão os cinco passos que segui para conseguir organizar os meus tecidos!



Separe todos os tipos de tecidos em grupos. A maioria dos meus tecidos são de algodão, mas eu também tenho um pouco de flanela e chita.  Por isso, eu separei todos eles em pequenos grupinhos, de acordo com o tipo de tecido.

Separe os grupinhos de tecido em duas categorias: tecidos inteiros e retalhos.  Eu considero como um tecido inteiro uma peça de até meio metro.  Um tecido menor do que isso, eu já considero retalho.  

Separe os retalhos dos retalhinhos!  Os retalhinhos, para mim, são aqueles pedacinhos de tecido tão pequenos que não podem nem mais ser aproveitados em nenhuma peça. Eu guardo todos os meus retalhinhos!  Eles são ótimos para serem usados como detalhe em alguma invenção, ou para fazer fuxicos ou até mesmo usá-los como fita de tecido!

Depois de todos os tecidos agrupados, está na hora de passá-los!  Eu confesso que eu não passava os meus tecidos para guardá-los. Porém, depois que eu li essas dicas aqui, eu decidi me dedicar um pouco mais aos cuidados com os meus tecidos.  Por isso, eu passei todos os tecidos, independente do grupo ao qual pertencem!

Separe tudo por cor e arrume!  Agora que seus tecidos estão organizados por tipo, tamanho e cor, basta guardá-los!  Como eu guardo os meus tecidos em uma gaveta, eu coloquei algumas caixas de papelão dentro dela para que tudo fique no lugar.  Eu separei os retalhinhos  em saquinhos plásticos transparentes e, por fim, coloquei sabonetes dentro da gaveta para os tecidos ficarem perfumados, rs!

Seguindo esses 5 passos, eu consegui deixar a minha gaveta super arrumadinha e funcional!  Eu pretendo adotar outros hábitos com relação aos meus tecidos, como por exemplo: lavá-los antes de usar e fazer alguns sachês para deixar dentro da gaveta. Mas isso já é assunto para um próximo post ;)

E vocês?  Alguém tem alguma dica de como guardar os seus tecidos?!

Até a próxima,

Thaís Melo.


4 comentários:

  1. Oi, Thaís! Muito boa a sua ideia. Obrigada por compartilhar. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberta! Tudo bem?

    Que bom que você gostou das dicas!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais! Bom, minha saia de pregas foi bem desastrosa (além de tudo, primeira costura séria da vida, máquina da avó parada desde 2000, falta de óleo pra lubrificar...), o molde que aprendi parece grego, então vou refazê-la usando o seu - que me pareceu mais fácil - esse fim de semana rs. Bom, mas vamos ao meu método de organizar tecidos: eu costumo separar os tecidos por projeto. Com isso, quero dizer que pego um cabide e coloco esse tecido junto com as roupas que tem a ver com o projeto em si. Por exemplo: comprei um tecido de tricoline floral maravilindo pra fazer uma maxi saia com pregas. Logo, coloquei o tecido junto com as maxi saias pra eu me lembrar que serve para aquele projeto (e depois não usar ele pra outra coisa por simplesmente não me lembrar pra que que era), e assim por diante. Acho mais fácil, porque além de tudo, sempre que abro o guarda-roupas, me lembro do projeto, e isso me ajuda a me planejar melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Tudo bem?

      Puxa, que chato! Eu fico muito chateada quando a costura não fica como eu imaginava. Mas o segredo é não desistir e partir para o próximo projeto. A cada nova costura, a gente sempre aprende mais um pouquinho =)

      Eu adorei a sua dica!!! Eu nunca tinha pensando nisso e vou começar a usá-la para guardar os tecidos para os meus próximos projetos.

      Obrigada pela visita e se você precisar de alguma ajuda com a sua saia, não deixe de perguntar.

      Bjs e uma ótima semana!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...