segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como reformar um caderno com tecido


O início da semana começou bem nublado e chuvoso aqui no Rio!  E tenho que admitir que mesmo sendo carioca, eu adoro esse tempo cinza no qual sempre tenho a impressão de que as cores se destacam por onde a gente olha devido ao tempo mais acinzentado.

E para mim, dias chuvosos combinam com xícaras de chá e projetos!

Então, que tal mais um tutorial?!

Sabe aquele caderno velhinho que ainda está em branco mas por algum motivo ficou encostado no fundo do armário?  Por que não tirarmos a poeira dele e deixá-lo com uma carinha bem mais simpática, usando apenas retalhos e cola?!

Para esse projeto, vale tudo: retalhos, fitas, viés, rendas ou bordados.  Eu usei um pouquinho de cada e somente materiais que eu já tinha em casa.

Vamos ao tutorial!



Primeiro escolha o material.  É importante pensar nas cores e em como você visualiza o caderno pronto.
Para o meu caderno, eu misturei azul, rosa e lilás.



Coloque o tecido que vai servir de fundo para colarmos os outros tecidos no caderno.  Eu usei um TNT branco, coloquei-o em cima do caderno para observar o tamanho e o prendi com alfinetes.
Em seguida, corte as tiras dos tecidos e dos outros materiais em tamanhos um pouco maiores do que o caderno, deixando mais ou menos 5 centímetros de tecido extra a mais do que o tamanho do caderno com o qual você está trabalhando.


Se você achar necessário, passe os tecidos a ferro.  Eu sempre acho que trabalhar com tecidos passadinhos faz com que o resultado fique mais... perfeito :) Com uma tesoura de picotar, corte um dos lados da tira de tecido.




Se por acaso você não tiver tesoura de picotar, podemos optar por tecidos que não desfiam, fazer a bainha, passar um zig-zag à máquina ou ainda usar uma fita ou viés por cima do tecido para dar o acabamento.



Agora é só colar os tecidos e os outros aviamentos! Não podemos esquecer de que as camadas começam da ponta do caderno, sobrepondo os tecidos.




Eu colei primeiro os tecidos e depois colei os aviamentos com cola para tecido.


Com a cola sequinha, vamos arrematar o caderno! Como se estivéssemos encapando com papel, viramos as sobrinhas de tecido para a parte dentro e colamos as beiradas. É importante não esquecermos de dobrar a pontinha da capa para um melhor acabamento.




Eu coloquei alguns clipes e pregadores para ficar bem firme. Espere secar.




Depois é só colar uma folha do próprio caderno pela parte interna dele e finalizar o acabamento.Podemos também usar um papel cartão, ou outro tipo de papel para finalizar o caderno e esperar secar.




Pronto!  Agora você tem um caderno com muito mais personalidade e prontinho para ser usado!

Dica: Na hora de colar a folha interna do caderno para dar acabamento, estique bem a folha e deixe-a secar completamente antes de fechar o caderno.  Eu, por exemplo, queria ver o caderno pronto logo; assim, não o esperei secar totalmente e o papel enrugou um pouco.  Por isso, tenha um pouquinho de paciência para seu caderno ficar perfeito!

Então é isso!

Boa semana e até a próxima!
Thaís Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...