segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Enquanto isso ... Miniaturas e biscuit

 

Coelho feito com biscuit


Olá, todo mundo! Espero que todos estejam bem e tenham tido dias criativos =)

Já faz um tempinho desde meu último post, mas como comentei nele, se tivesse algo craft para contar, não deixaria de postar por aqui =)

Nos últimos dois anos, tenho me dedicado bastante ao desenho, principalmente à arte digital. Mesmo envolvida com meus desenhos, não consigo deixar de lado os trabalhos manuais. Entre uma costurinha e outra, tenho me dedicado bastante a fazer miniaturas. Comecei a fazer miniaturas no meio da pandemia e desde então, continuo criando pequenos universos.


Armário em miniatura de papelão =)



Comecei fazendo casas e pequenas construções com papel machê e, com o tempo, comecei a sentir uma enorme vontade de mobiliar as minhas casinhas. Então, comecei a criar pequenos móveis e outros objetos com palito de sorvete, material reciclável e biscuit.

Não é a primeira vez que me vejo envolvida com biscuit. No começo do Landscape, em 2011, já me aventurava a criar miniaturas com essa versátil massinha. O tempo passou e com ele aprendi um pouco mais sobre esse material. Ao mesmo tempo em que o biscuit é muito versátil e barato, também pode ser um material bastante desafiador. A massa é muito mole, seca muito rápido, principalmente em dias mais quentes, e o acabamento pode deixar a desejar. Mas com um pouquinho de paciência e muitos testes, tenho aprendido a lidar melhor com o biscuit e obter os resultados que desejo.

Se em 2011 me preocupava apenas em dar um pouco de textura às peças, hoje penso na textura, na profundidade das cores e também no acabamento final. Resumindo, busco um resultado mais realista e tem sido divertido aprender como obtê-lo com o biscuit. O que tem me ajudado bastante é a leitura de livros sobre miniaturas em polymer clay.

Polymer Clay é uma massa de modelar, também conhecida como cerâmica plástica ou FIMO. Além da composição ser diferente do biscuit, o resultado final precisa ser assado para endurecer, diferente do biscuit que seca naturalmente em contato com o ar. Apesar da minha imensa curiosidade diante da polymer clay, ela é difícil de ser encontrada no Brasil. Além disso, é mais cara do que o biscuit e precisa de um investimento maior para começar (forninho). Por esse motivo, decidi usar algumas técnicas do polymer clay no bom e velho biscuit e tenho gostado bastante dos resultados.


Novidades na minha Lojinha =)


Posso considerar este post como um post introdutório ao biscuit versão 2023! Pretendo falar mais sobre o assunto e como tenho aprendido a obter um resultado mais realista usando o biscuit. Enquanto isso, renovei o estoque da minha antiga lojinha no Elo7 com bijuterias feitas com madeira e miniaturas de biscuit, além de deixar vocês com mais algumas fotos das minhas miniaturas =)


Mesinha de centro feita com papelão e detalhes com biscuit e papel



Miniatura feita dentro de uma caixinha de sabonete =)



Para quem não conhece, meu Instagram é @thaismelo_ilustracoes, com muitos desenhos, cores e também miniaturas.

O que vocês têm criado nos últimos dois anos? É uma alegria com um toque de nostalgia escrever este post e é muito bom poder contar sempre com este espaço =)

Até a próxima,

Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...