quarta-feira, 1 de agosto de 2018

5 Dicas de como organizar tecidos e aviamentos.

Dicas de organização

No ano passado, meu irmão me perguntou se eu queria um antigo arquivo de metal e eu não pensei duas vezes antes de aceitar.  O arquivo seria ideal para eu guardar os meus tecidos.

Mas, apesar da novidade, eu coloquei todos os meus tecidos dentro do arquivo e sempre que eu mexia nele eu pensava: eu preciso organizar tudo isso!  

Em 2012, no comecinho do Landscape, eu escrevi um post com dicas de como organizar tecidos.  Hoje a minha organização é um pouco diferente, por isso, eu achei interessante fazer um post falando um pouco sobre como eu organizo tecidos e aviamentos hoje em dia.

A grande diferença entre a minha forma de organização entre 2012 e agora é que eu me tornei uma pessoa mais seletiva na hora de comprar e na hora de organizar também. Por isso, tanto o que eu compro quanto o que eu guardo são itens que eu realmente uso.  Outro ponto importante é que em 2012 eu tinha a ilusão de criar um craft room como uma pequena loja, ou seja, com tudo exposto. Ter um craft room bonito e inspirador é incrível, mas com o tempo eu percebi que certas coisas ficam bonitas, mas não são práticas ao longo do tempo.

Enfim, eu espero que essas dicas sejam úteis para vocês e os ajudem a deixar o seu cantinho da costura, além de organizado e bonito, super prático também =)

Dicas de organização

Guarde aquilo que você realmente for usar.
Não adianta guardar coisas apenas por guardar. Se tem algum tecido que você não goste, comprou por impulso ou não funciona mais para você, talvez não valha a pena guardá-lo. Por isso, doe para alguém ou procure uma forma de utilizá-lo que faça algum sentido para você.

Repense os seus retalhos e os transforme em enchimento de almofadas.
Em 2012, eu guardava todo o tipo de tecido. Todo mesmo! Eu tinha muitos retalhos pequenos e eu não sabia como usá-los.  Hoje em dia, eu transformo esses retalhos menores em enchimento de almofadas. Assim, eles não são descartados no lixo e ganham uma nova utilidade. Para isso, eu tenho duas lixeiras perto da minha máquina de costura, uma para o lixo e outra para os retalhos.

Dicas de organização

Além de separar os seus tecidos por tamanho, separe-os por tipo.
Algo que eu passei a fazer recentemente é separar os meus tecidos por tamanho e por tipo. Antigamente, eu separava tudo por cor, hoje, separar por tipo de tecido faz muito mais sentido para mim.  Então, na hora de organizar, eu separo os tecidos por tamanho e tipo. Tecidos com menos de 1 metro eu classifico como retalho. A separação por cor acontece quando eu tenho retalhos do mesmo tipo de tecido, por exemplo: retalhos de tricoline na cor azul. Então, eu os coloco no mesmo saquinho.

Dicas de organização

Etiquetas e saquinhos ajudam na organização.
Etiquetar e separar tudo em saquinhos me ajudou muito a deixar tudo mais organizado e prático.  Como eu comentei no item anterior, eu misturo tecidos diferentes apenas quando eles são retalhos e do mesmo tipo de tecido.  Caso contrário, eu coloco cada tecido em um saquinho próprio. Eu fiz o mesmo processo com zíperes, fitas e rendas.

Pense a longo prazo.
Apesar de parecer uma dica um tanto vaga, para mim ela é uma das mais importantes.  Sempre que você for organizar qualquer espaço, pense na sua organização não apenas para o dia da organização, mas pense nela a longo prazo.  Como ficará essa organização daqui a uma semana? Um mês? Um ano? Ela vai precisar de muita manutenção? E a limpeza? Como será feita?  Para mim, deixar tudo exposto, em vidros e prateleiras, não estava funcionando mais. A poeira me incomodava demais. Ficar limpando os vidros com aviamentos e as caixas com tecidos não funcionava mais para mim, assim como guardar todo e qualquer retalho de tecido. Por isso, antes de organizar qualquer coisa, se pergunte: o que é melhor para mim? A partir disso, organize da forma que mais faça sentido para você =)

É isso! Eu espero que essas dicas os ajudem a organizar melhor os seus tecidos e aviamentos e se você tiver mais alguma dica sobre organização, não deixe de dizer nos comentários.

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...