quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Costurinhas - Calça jeans clochard

Corte e costura - Calça clochard

Em outubro, eu recebi o e-mail de uma antiga e muito simpática leitora do blog me perguntando sobre calça clochard. Além de eu ficar muito feliz com o e-mail, eu adorei o modelo da calça e decidi costurar uma para mim!

Para essa calça eu não pensei duas vezes em usar jeans. Depois de ter costurado a minha primeira calça, costurar a segunda foi muito mais simples. Muito mais simples porque eu não tenho mais medo do tecido e entendi como ele se comporta.  Eu sei, por exemplo, que eu preciso de uma agulha mais grossa para fazer toda a costura e que deixar o tecido de molho na água antes de costurá-lo é fundamental para a peça não ceder depois de pronta.

Eu não conhecia esse modelo de calça, mas pesquisando um pouco, eu pude notar que ela é uma calça de cintura alta, com franzido na cintura, pernas afuniladas e normalmente apresenta uma faixa do mesmo material da calça.

Corte e costura - Claça clochard

Para costurar a minha calça, eu usei o mesmo molde que eu usei na calça mom jeans, com uma grande e importante alteração: a cintura. Como a calça clochard tem uma cintura franzida, eu deixei a cintura na mesma medida do quadril.  Essa decisão foi pensada não apenas no franzido na região da cintura, mas também no fato de que eu não colocaria zíper na calça.  Sem zíper, eu não teria como vestir a calça depois de pronta.

Corte e costura - calça clochard


A princípio, eu pensei em deixá-la sem elástico na cintura, mas eu mudei de idéia.  Para mim, o elástico deu o acabamento necessário à calça.  Eu acredito que o fato de eu ter usado jeans, um tecido mais estruturado, tenha contribuído para a minha decisão. Mas como ela tem uma faixa, eu considero isso uma escolha pessoal.

Apesar de eu ter usado jeans, um tecido mais informal, eu queria que ela ficasse com um ar mais “sofisticado”, então eu não usei a linha de pesponto e optei por bolsos invisíveis. A linha na mesma cor do tecido deixou a peça com um ar mais elegante.

Eu demorei cerca de uma semana para costurá-la e a maior dificuldade que eu tive foi o cós.  Eu quebrei três agulhas no processo, por isso, cuidado redobrado ao costurar várias camadas de tecido mais grosso.

Corte e costura - claça clochard

No final, valeu a pena toda a costura porque eu adorei minha nova calça!  Eu já a usei algumas vezes e é um modelo relativamente simples de costurar. Se você quer costurar sua primeira calça, este é um modelo que eu recomendaria. Ela não precisa de zíper, os bolsos são opcionais e ela fica soltinha no corpo, pontos que facilitam muito todo o processo.

Então? O que acharam da minha primeira calça clochard?

Até a próxima,

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...