quinta-feira, 28 de junho de 2018

Eu Não Sei Costurar - Como corrigir um tecido com distorção no fio.

Dicas de corte e costura


Como prometido no último post da série Eu Não Sei Costurar, hoje eu falarei um pouco sobre tecidos com distorção nos fios e como podemos “corrigir” o problema.

Tecidos com a trama mal feita, sem um bom alinhamento dos fios, resultam em  tecidos com distorção no fio.  Como eu comentei nesse post aqui, tecidos com problema na trama resultam em peças sem um bom caimento.  Por isso, é muito importante sempre prestarmos atenção na hora de comprarmos o tecido.

O que é um tecido com distorção do fio?
Um tecido com distorção no fio não possui os fios longitudinais e transversais perfeitamente perpendiculares entre si. Eu comento sobre isso com mais detalhes nesse post aqui.

Se já tivermos um tecido com o fio distorcido, será que ele tem solução?
Depende do tipo do tecido e do nível de distorção existente.  Se o tecido for à prova de água, conter pregas ou vincos, tiver forro ou for estampado, não será possível endireitar a distorção do fio.  Mas, caso contrário, com as dicas abaixo, podemos conseguir reverter o problema.

Como saber se eu estou lidando com um tecido com tramas distorcidas?
Se depois de endireitar as beiradas e juntar ourela com ourela os cantos do tecido não se encontrarem, provavelmente você está lidando com um tecido com a trama distorcida.

Dicas de corte e costura


Como resolver o problema?
Umedeça o tecido e em seguida dobre ourela com ourela, alinhavando-o pelas laterais. Envolva-o com um lençol e deixe-o “descansar” por algumas horas.  Com o tecido ainda alinhavado e úmido, estique-o delicadamente no sentido do viés. Quando os cantos estiverem alinhados (formando um ângulo de 90 graus), basta deixar o tecido secar naturalmente.  

Eu espero que com essas dicas vocês consigam resolver o problema com um tecido com tramas distorcidas e, assim, conseguirem peças com um belíssimo caimento =)

Agora que já sabemos como distinguir e analisar os fios que formam as tramas dos tecidos, nos próximos posts eu falarei um pouco sobre como comprar tecidos!

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...