quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Como criar estampas a partir de desenhos usando o GIMP. Parte 1 - Tirando o fundo da imagem


Como vocês sabem, eu tenho criado muitas estampas para o Panólatras este ano. Esta foi uma forma de eu juntar o desenho ao meu universo craft e tenho adorado todo o processo.


Mas até o início deste ano, eu ainda não havia conseguido criar estampas a partir dos meus desenhos de uma maneira que eu realmente gostasse.  Isso acontecia porque eu tinha dificuldade em “tirar” o desenho do fundo do papel e,  por conta disso, a qualidade da estampa não ficava boa.


Depois de pesquisar e praticar, eu consegui encontrar uma forma bem bacana de criar estampas e o post de hoje falará sobre isso.  Eu pensei em fazer este tutorial para quem quiser criar estampas para tecidos e não sabe por onde começar.


A minha idéia era fazer apenas um post, mas ele ficou muito longo, então eu decidi dividi-lo em três partes. Na primeira parte mostrarei como retirar o fundo da imagem, na segunda parte falarei sobre limpeza da imagem e a terceira e última parte será sobre rapport e a finalização da estampa.


Eu espero que vocês gostem e, principalmente, se divirtam com o tutorial =)


Primeiramente, eu uso um programa de edição de imagem chamado GIMP. Ele é um programa gratuito e de código aberto, e eu o uso desde quando eu usava Windows (atualmente eu uso o sistema operacional Debian Linux).  Sinceramente, eu o adoro =)


O GIMP é simples, leve e é de graça. Então qualquer pessoa pode baixá-lo e usá-lo sem preocupação.


O primeiro passo para criar a sua estampa é criar o seu desenho. Se esta for a sua primeira estampa, eu recomendo escolher um desenho simples, como a flor que eu usarei neste tutorial.


Depois do desenho pronto, está na hora de scaneá-lo.

Abra o Gimp.


Rapport



Clique em Arquivo > Abrir > Clique no local onde está a imagem.



Rapport


Rapport



Se a imagem não estiver na posição certa, basta clicar em Imagem > Transformar  > e escolha uma das opções de rotação para a imagem ficar correta.  Se estiver na dúvida, basta clicar e ver qual posição a imagem ficará.  Se não ficou como você esperava, basta clicar em Editar > Desfazer e recomeçar.

Na Caixa de Ferramentas (uma tabelinha com vários desenhos), nós clicaremos na Varinha. Caso não apareça a Caixa de Ferramentas quando você abrir o Gimp, clique em Janelas > Nova Caixa de Ferramentas.



Rapport



Depois da varinha selecionada, clique na imagem. Observe como ficará a imagem depois de selecionada com a varinha.


Em seguida, clique em Selecionar > Inverter.


Agora clique em Camada > Máscara > Adicionar Camada à Máscara.



Rapport



Aparecerá uma nova janela, marque a opção Seleção > Adicionar.


Rapport



O fundo branco da imagem desaparecerá. Agora clique em Camada > Aplicar Máscara à Camada.


Rapport



Para finalizar, basta clicar em Selecionar > Nada.


Pronto!  Retiramos o fundo da imagem.


Esta é a forma que eu faço para tirar o fundo de qualquer imagem que eu uso, seja para criar uma estampa ou para usá-la no Colab55.  Na próxima semana, eu continuarei com o mesmo tutorial e falarei especificamente sobre a limpeza da imagem, um processo que eu acho super importante para que a sua imagem fique bem feita.


Eu espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, não deixem de me perguntar através da seção de comentários ou pelo e-mail myownlandscapedreams@gmail.com.


Até a próxima,


Thaís


Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...