quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eu não sei costurar - molde base de blusa - parte II

Corte e costura


Então, vamos terminar o molde base de blusa?!  

Como eu achei que a primeira parte desse post ficou muito longa, eu tentei  colocar as imagens juntas para visualizar melhor todo o processo (o que acharam?).

Quem já viu a primeira parte do molde irá notar que é basicamente o mesmo processo. A diferença entre o molde da frente e o molde das costas está no decote, tamanho da cava e na medida altura do busto, que não existe nas costas.

Eu utilizei o mesmo esquema de cores. Se você não viu a primeira parte do molde base de blusa, ela está aqui e pode servir como guia para fazer o molde das costas.

Vamos relembrar alguns pontos antes de começar:

Dobre o papel pardo ao meio e comece fazendo uma margem de 2 centímetros na horizontal e na vertical.  Essa regra deve ser feita para todo molde que você fizer.  E não esqueça de usar as suas medidas para fazer o molde!

Não sabe tirar medidas? Clique aqui e aqui




  1. Depois que a margem estiver feita, vamos riscar um retângulo utilizando as seguintes medidas: comprimento da blusa e ¼ do busto.  Em seguida, vamos medir e marcar a altura da cava.  Esta medida irá formar um novo retângulo dentro do primeiro. Por fim, marcamos o decote (decote = a medida do ombro dividido por 2, ou d = mo / 2) na linha onde traçamos ¼ do busto.

  1. Na segunda parte, vamos traçar o ombro e a descida do ombro. Na linha em que foi marcada a altura da cava, marcamos na vertical e na horizontal a descida do ombro. Em seguida, medimos e marcamos a medida do ombro (final da linha do decote até o início da linha que marca a descida do ombro); traçamos uma linha reta na vertical (verde escura) do final do ombro até a base do segundo retângulo e marcamos o meio dessa linha.  Agora medimos o valor de ½ cm (observe a setinha no desenho) e vamos para o próximo passo.

  1. Vamos desenhar o decote e a cava.  Observe a diferença entre frente de blusa e costas de blusa.  Se você pensou em decote, é isso mesmo que estamos falando.  Nas costas ele será marcado na linha da altura do busto e depois na linha que corresponde ao comprimento da blusa. Marcamos apenas ½ cm.  Com a régua de decote, ligamos esses dois pontos.  Na cava será feita a mesma coisa, ou seja, com a régua de cava, ligaremos o final do ombro ao ponto de ½ que já foi riscado, até o final do segundo retângulo que riscamos (a linha amarela na horizontal).  Em seguida, vamos riscar a pence (pence = medida do decote + 3 cm, ou p = md + 2).

  1. Agora só falta o ajuste da cintura (1/4 do contorno de cintura + 2cm, ou ac = ¼ cc + 2), na parte inferior do retângulo.

Terminamos de riscar o nosso molde!

Na prática,tudo isso se torna bem mais simples e fácil!  E para quem quer costurar ou gosta do assunto, acho super válido saber fazer um molde a partir daí criar a roupa que quiser =D

Então se não conseguir na primeira vez, tente de novo.  Eu garanto que logo logo você fará moldes de olhos fechado! Ao escrever estes posts, eu relembrei bastante sobre esse tipo de molde e tenho certeza de que na minha próxima blusinha a modelagem ficará bem mais fácil!

Espero que tenham gostado tanto quanto eu estou gostando de escrever sobre isso!
Quaisquer dúvidas ou sugestões são sempre bem-vindas!

Até a próxima,

Thaís Melo

14 comentários:

  1. De nada, espero que seja útil! volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de aprender fazer vestido tubinho com manga passo a passo,desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana! Tudo bem?!

      Eu já falei sobre como fazer molde de vestido no post Eu não sei costurar: episódio 6 - molde base de vestido. O modelo base parece muito com um vestido tubinho. Eu ainda não fiz nenhum post sobre confecção de mangas, mas logo, logo, eu falarei mais sobre o assunto.

      Se você tiver alguma dúvida sobre a confecção do molde base de vestido e eu puder ajudar, é só me falar!

      Obrigada pela visita!
      Bjs!

      Excluir
  3. oi! adorei seu blog!! gosto muito de costurar auto didata , sabe? Aí me pego na parte de modelagem que pra mim é um pouco complicado pois nao tenho reguas e afins mas vc ajudou bastante!! Como faço para enviar fotos de minhas criações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inaily! Tudo bem?!

      Seja bem-vinda!

      Eu fico feliz em saber que o blog te ajudou um pouquinho na hora de costurar. Eu vou adorar ver as suas criações! Basta enviá-las para o email: myownlandscapedreams@gmail.com.

      Bjs!

      Excluir
  4. Olá Thais, parabéns pelo seu blog, gostaria de aprender sobre a modelagem da manga das blusas, será que você poderia auxiliar nesse processo? Agradeço pela sua sensibilidade em compartilhar seus conhecimentos.

    Adriana Rosa

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Tudo bem?

      Seja bem-vinda!

      Você não é a primeira pessoa que me pede um post sobre mangas, rs! Espero conseguir postá-lo na semana que vem.

      Bjs!

      Excluir
  5. Olá Thais! Tudo bem?

    Bom, como já disse anteriormente sou nova na costura e tenho uma duvida. rsrs
    Como fazer um vestido juntando o molde base de uma blusa e molde base de uma saia? e como fazer com as pences?
    Obrigada por responder minhas duvidas e que Deus te abençoe sempre! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayna!

      Eu já expliquei como juntar o molde base de blusa ao molde de saia nesse post aqui:

      http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/07/eu-nao-sei-costurar-episodio-6-molde.html

      Para fazer as pences, basta você riscar a pence da saia logo abaixo da pence da blusa.

      Se você ainda tiver alguma dúvida é só me falar que eu tento te ajudar!

      Bjs!

      Excluir
  6. Valeu pela força Thais tem me ajudado muito! /o/
    No caso gostaria de unir o molde básico da blusa com a saia godê, como devo fazer se a blusa tem pence e a saia godê não.
    Como unir as duas partes???
    Desde já agradeço...
    Que Deus continue te abençoando!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tayna!

      Você pode fazer o vestido de duas formas:

      1- Desenhar os moldes separadamente e só uni-los na hora da costura.
      2- Desenhar o molde de um único vestido, independente do molde da blusa ter pence e o molde da saia não.

      O molde base de vestido, como o nome já diz é uma base. Você pode fazer as alterações que quiser em cima desse molde!

      Depois do vestido pronto, você poderia mandar uma foto dele para mim?! Estou curiosa para ver como ele vai ficar, rs!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir
  7. ola tais me chamo verõnica, e queria agradecer a vc pelo boa vontade em partilhar seus conhecimentos conosco, muito obrigada super amei, seu blog, estou refazendo os moldes basicos em cima dos que vc ensinou aqui.sou iniciante nas costuras, e minhas dificuldades sao ziper invisivel, cós de saia, visto que tem varias formas e maneiras de coloca-los,o acabamento tb tenho dificuldade em realizar, poderia me ajudar por favor? acho que tem post aqui pra varios tema, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verônica! Tudo bem?!

      Eu que agradeço pela sua visita!

      Obrigada pelas sugestões de posts!

      Bjs,

      Thaís

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...